RN recebe autorização para exportar bananas para o Egito

06/10/2022

O Rio Grande do Norte recebeu, na última segunda-feira (3), um parecer favorável para exportação de banana produzida no estado para o Egito.

O documento emitido pela República Árabe do Egito foi enviado ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) do estado.
Em agosto, o Idiarn e o Ministério da Agricultura participaram de uma auditoria técnica em conjunto com uma equipe do Egito nos municípios de Assú e Ipanguaçu, que são produtores de banana.
Nesses locais, foram verificadas as condições de cultivo e de possíveis ocorrência de pragas quarentenárias chamadas de mal-do-Panamá e Sigatoka Negra, que não são presentes no estado.
Durante a inspeção, a equipe técnica egípcia também analisou o processamento do plantio, colheita e processamento do fruto e embalagem, após isso, estabeleceu os requisitos para a importação.
Entre os critérios indicados pelo país africano, está a obrigatoriedade da casa de embalagem ser habilitada pelo Instituto de Defesa e Inspeção do RN.
As frutas também precisam estar livres de restos de solo e/ou plantas e as cargas devem ser inspecionadas para comprovação de que estão livres das pragas mal-do-panamá e Sigatoka Negra.
Feito isso, é emitido o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) pelo Idiarn, que embasa o Certificado Fitossanitário Internacional (CFI), emitido pelo Mapa, que acompanha a carga até o destino final.
“O acordo entre Brasil e Egito já foi oficializado. O início da exportação depende agora apenas de acordos comerciais entre as empresas. A nossa parte foi feita e muito em breve veremos a primeira carga de banana sendo enviada para territórios africanos", considerou o diretor-geral do Idiarn, Mário Manso.
O Rio Grande do Norte já possui acordos para exportação de outros frutos firmados com União Europeia, China, Chile, Estados Unidos, Argentina, Holanda, Portugal, Dubai, entre outros.
O estado é o maior exportador nacional de frutas frestas, como o melão. O produto é um dos principais itens exportados pelo estado anualmente.

Campanha de Bolsonaro vai ao TSE para que institutos prestem esclareci

05/10/2022

A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir que os institutos de pesquisas apresentem esclarecimentos sobre as possíveis razões para divergências de resultados superiores às margens de erro divulgadas e quais medidas estão sendo adotadas para evitar que esse cenário se repita no segundo turno e nas próximas eleições.

O pedido, que também foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), afirma que “o cenário de desencontro das informações implica verdadeira campanha de desinformação em prejuízo da livre formação da vontade eleitoral”.

“Embora sejam naturais as divergências entre os resultados das urnas e as indicações de pesquisas, os erros crassos que envolveram as pesquisas eleitorais, nesse pleito de 2022, são notoriamente repulsivos e merecem ser apurados com a devida profundidade e extensão”.

O documento enviado ao corregedor-geral eleitoral, Benedito Gonçalves, ainda destaca que “a diferença de votos apresentada com relação a Jair Bolsonaro pode ter levado a diferentes efeitos no eleitorado: a promoção da candidatura adversária mais bem avaliada, com eleitores buscando solucionar as eleições no primeiro turno; o direcionamento de mais votos para a candidatura adversária mais bem colocada, envergonhando os eleitores de Jair Bolsonaro de expressarem publicamente suas opiniões”.

Na terça-feira (4), o ministro da Justiça, Anderson Torres, encaminhou à Polícia Federal (PF) um pedido de abertura de inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais.

Em publicação nas redes sociais, Torres afirma que o pedido atende à representação recebida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública que aponta “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados” por alguns dos institutos.

A campanha de Bolsonaro diz que não busca impugnar as pesquisas, mas quer que os institutos expliquem seus trabalhos.

Rio Grande do Norte recebe autorização para exportar bananas para o Eg

05/10/2022

O Rio Grande do Norte recebeu, na última segunda-feira (3), um parecer favorável para exportação de banana produzida no estado para o Egito.

O documento emitido pela República Árabe do Egito foi enviado ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) do estado.

Em agosto, o Idiarn e o Ministério da Agricultura participaram de uma auditoria técnica em conjunto com uma equipe do Egito nos municípios de Assú e Ipanguaçu, que são produtores de banana.

Nesses locais, foram verificadas as condições de cultivo e de possíveis ocorrência de pragas quarentenárias chamadas de mal-do-Panamá e Sigatoka Negra, que não são presentes no estado.

Durante a inspeção, a equipe técnica egípcia também analisou o processamento do plantio, colheita e processamento do fruto e embalagem, após isso, estabeleceu os requisitos para a importação.

Entre os critérios indicados pelo país africano, está a obrigatoriedade da casa de embalagem ser habilitada pelo Instituto de Defesa e Inspeção do RN. O produto é um dos principais itens exportados pelo estado anualmente.

Homem é esfaqueado e morre em briga de trânsito após deixar filha na e

05/10/2022

Um homem de 30 anos foi morto a facadas durante uma briga de trânsito que aconteceu na manhã desta quarta-feira (5) no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal. O crime aconteceu por volta das 7h30 na avenida Boa Sorte, em frente à escola onde a filha da vítima estuda.

De acordo com familiares, Alisson Barros dos Santos, de 30 anos, tinha ido deixar a filha de 10 anos na Escola Municipal Dalva de Oliveira e voltava para casa, quando um carro conduzido por um feirante que chegava ao local bateu na bicicleta dele.

Testemunhas relataram à polícia, que os dois homens começaram a discutir. O feirante, então, teria sacado uma faca peixeira e desferido três golpes na vítima.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro, mas Alisson morreu na via, em frente à escola onde a filha estuda. O autor do crime fugiu.

A Polícia Militar foi acionada e fez isolamento do local de crime até a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que recolheu o corpo. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Seguindo decisão do PDT, Ciro anuncia apoio a Lula no 2° turno

05/10/2022

Foi por meio de suas redes sociais que Ciro fez o anúncio, poucos minutos após seu partido se pronunciar

Após decisão do PDT (Partido Democrático Trabalhista) em apoiar à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) anunciou nesta terça 4 apoio à candidatura do petista no segundo turno das eleições para a Presidência da República.

Foi por meio de suas redes sociais que Ciro fez o anúncio, poucos minutos após seu partido, em decisão unânime pelo diretório nacional da sigla, se pronunciar. O pedetista evitou citar o nome de Lula, declarando que “acompanho a decisão do meu partido”.

“Lamento que a democracia brasileira tenha afunilado a tal ponto que reste para o brasileiro duas opções, a meu ver, insatisfatórias”, disse o pedetista. “Ao contrário da campanha violenta da qual fui vítima, nunca me ausentei ou me ausentarei da luta pelo Brasil. Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram o país a essa situação grave e ameaçadora.”

“Não aceitarei qualquer cargo”

O ex-governador do Ceará, afirmou que manifesta apoio sem pedir cargo em troca. “Adianto que não pleiteio e não aceitarei qualquer cargo em eventual futuro governo. Quero estar livre ao lado da sociedade, em especial da juventude, lutando por transformações profundas, como as que propusemos durante a campanha”, destacou Ciro.

“Ao povo brasileiro me dirijo: fiquem certo de que, como sempre fiz, vou fiscalizar acompanhar de perto o dia a dia do governo que assumirá o governo em janeiro. Assim como vou seguir estudando e apresentando ideias para o nosso país”, concluiu.

Motociclista morre em acidente e policial chamado para ocorrência desc

05/10/2022

Acidente aconteceu em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Antônio Carlito de Oliveira tinha 30 anos de idade e colidiu com uma árvore no canteiro central de uma rua.

Um homem morreu após perder o controle da motocicleta que pilotava e bater em uma árvore no canteiro central de uma rua em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. A Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) foi acionada e um dos policiais chamados para ocorrência descobriu que a vítima era o próprio irmão.

A vítima foi identificada como Antônio Carlito de Oliveira, de 30 anos, irmão do sargento Sola o, policial que foi acionado para a ocorrência.

Vídeos de câmeras de segurança registraram o acidente no local (veja imagens acima). O acidente aconteceu neste domingo, na Rua Marinha Mendes, no bairro Alto de São Manoel.

"A gente estava trabalhando normalmente, trafegando na área e recebemos a informação de um acidente com vítima fatal. Quando a gente chegou no local, o pessoal informou que era o meu irmão. Eu não tinha conhecimento. Quando eu cheguei ao local é que fiquei sabendo", lamentou o sargento Solano.

Na moto, havia ainda um passageiro, que foi levado ao Hospital Regional Tarcísio Maia em estado grave após a colisão.

Antônio Carlito de Oliveira foi sepultado no fim da manhã desta segunda-feira (3) sob comoção de amigos e familiares que compareceram ao cemitério.

Potiguar Paulo Ricardo busca medalha nos Jogos Sul-Americanos em Assun

05/10/2022

O potiguar Paulo Ricardo Melo está pronto para representar o Brasil na disputa do taekwkondo dos Jogos Sul-americanos Assunção 2022, no Paraguai. Ele luta nesta quarta-feira, na categoria até 58 kg.

A última parada dele antes de embarcar para Assunção foi na Jordânia, onde realizou os ajustes finais para os Jogos Sul-Americanos, junto com sua equipe Diego TKD Team.

- Foi um período de treinamento muito importante, onde tive duas semanas de aprendizado e troca de experiência, com atletas principais da seleção da Jordânia. Esse foi um ponto muito positivo na preparação para os Jogos Sul-Americanos e também os demais desafios que tenho até dezembro - contou.

Na última edição dos Jogos Sul-Americanos, Paulinho conquistou o bronze. Quatro anos depois, o atleta se sente mais seguro e experiente para buscar um resultado ainda melhor na competição que reúne os principais atletas da América do Sul.

- Me sinto tranquilo, menos ansioso do que na primeira vez que estive participando dos Jogos Sul-Americanos. Isso vai me ajudar com certeza no dia da competição. Minha categoria na América do Sul tem um nível muito bom, geralmente os cabeças de chaves são os atletas que estão nos Jogos Pan-Americanos, mas estou aqui para brigar por medalhas para o Brasil é isso que vim fazer aqui - lembrou.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes