Indígenas denunciam assassinato de três yanomami em Roraima

06/02/2023

Três jovens indígenas yanomami foram assassinados por garimpeiros, na região do Homoxi, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A informação foi divulgada neste domingo (5) por Júnior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'Kuana (Codisi-YY), uma das principais lideranças da região de Surucucu, no extremo oeste do estado e próxima à fronteira com a Venezuela. Segundo o relato, eles foram atingidos por disparos de arma de fogo.


Ainda não há informações sobre o resgate dos corpos. A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com a Polícia Federal (PF) para obter informações sobre o caso, mas ainda não obteve retorno.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, passou uma noite no polo base de Surucucu, neste domingo, para ver de perto a situação dos yanomami. Ela também fez um sobrevoo por diversos pontos de exploração ilegal de minérios no território.

Afetados pela presença do garimpo ilegal em suas terras há anos, os indígenas yanomami têm sofrido com casos de desnutrição, doenças como malária e pneumonia, além de violência, incluindo episódios de agressões e assassinatos. A situação se agravou nos últimos quatro anos.

Também nesse domingo, foi registrada a morte de mais uma criança indígena, vítima de desnutrição grave e desidratação. Equipes médicas chegaram a pedir sua remoção para Boa Visa, mas o mau tempo na região impediu a decolagem da aeronave.
Agência Brasil

Bombeiros isolam prédio de fábrica de fogos de artifício destruída por

29/12/2022

O Corpo de Bombeiros isolou na manhã desta quinta-feira (29) o prédio da fábrica de fogos de artifícios que foi destruída por um incêndio na quarta-feira (28) em Parnamirim, na Grande Natal. Um galpão localizado ao lado também foi isolado. Cinco pessoas ficaram feridas no acidente.

"Estamos fazendo a parte de prevenção, porque as estruturas dos prédios estão comprometidas, então vamos fazer isolação, para que nenhuma pessoa tenha acesso, para não ter risco de acidente", afirmou o sargento Andson Flayner.

Por volta das 8h, os militares ainda faziam trabalho de rescaldo em um dos galpões atingidos, acabando com pequenos focos. Pela manhã, várias pessoas foram ao local para ver a destruição deixada pelo fogo.

Nordeste>Rio_Grande_do_Norte_3__container__" style="box-sizing: inherit; margin: auto; border-width: 0pt; font: inherit; vertical-align: initial; max-width: 100%; text-align: center; width: 970px; height: 250px;">

A Polícia Civil também confirmou que vai instaurar um inquérito para averiguar se o incêndio foi causado de forma criminosa, ou de quem seria a responsabilidade pelo fato. As investigações serão conduzidas pela 17ª Delegacia de Polícia de Parnamirim.

Homem é preso em flagrante com droga em caixa de sapato

29/12/2022

Um homem foi preso em flagrante com 850 gramas de cocaína em Mossoró, no Oeste potiguar. O caso foi registrado na noite desta quarta-feira (28) e a droga estava em uma caixa de sapato.

De acordo com a Polícia Militar, a prisão ocorreu em patrulhamento de rotina na BR-110, na altura do bairro Costa e Silva. Os militares viram um veículo em movimentação suspeita e fizeram a abordagem. Eles relatam que o condutor ficou muito nervoso e, após as buscas, o material ilícito foi encontrado.

Além da droga, foram apreendidos dois aparelhos celulares que, inicialmente, a PM acredita ser do próprio suspeito.

Após anunciar o calendário para pagamento do IPVA em 2023

29/12/2022

Um homem de 26 anos ficou ferido nesta quinta-feira (29) após um acidente na linha férrea entre os bairros de Cidade Nova e Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal. O carro que ele conduzia foi atingido por um trem da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Apesar dos ferimentos, o motorista permaneceu consciente até a chegada dos Bombeiros. O caso ocorreu por volta das 9h30. Populares afirmaram que ouviram o barulho e socorreram o condutor, que ficou ferido.

Moradores relataram que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) demorou cerca de meia hora para chegar ao local. No telefone, o atendimento alegou a falta de ambulâncias à disposição naquele momento.

Governo publica valores do IPVA 2023 no RN;

29/12/2022

Após anunciar o calendário para pagamento do IPVA em 2023, o governo publicou, nesta quinta-feira (29), as tabelas com os valores do imposto sobre cada tipo de veículo.

Proprietários de veículos de luxo chegarão a pagar mais de R$ 30 mil para algumas das máquinas em circulação no estado. É o caso de alguns dos carros das marcas BMW e Land Rover fabricados em 2022.

Os valores para cada modelo de veículos e ano de fabricação podem ser consultados na tabela publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) - a lista vai da página 31 à página 51 da edição desta quinta.

Nordeste>Rio_Grande_do_Norte_3__container__" style="box-sizing: inherit; margin: auto; border-width: 0pt; font: inherit; vertical-align: initial; max-width: 100%; text-align: center; width: 970px; height: 250px;">

O pagamento do imposto começa em março e prossegue até dezembro, variando de acordo com o número final da placa dos veículos.

Segundo o governo, o imposto poderá ser quitado em cota única com um desconto de 5% ou ser dividido em até sete parcelas.

No Rio Grande do Norte, mais de 458 mil veículos deverão pagar o imposto em 2023. Embora o estado tem quase 1,5 milhão de veículo, carros, motos e outros tipos de veículos com 10 anos ou mais são isentos.

A SET informou que o valor do IPVA tem como base de cálculo o preço da nota fiscal para veículos novos. No caso dos usados, o parâmetro é a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que indica o valor venal do veículo no mercado potiguar.

As datas de vencimento começam no dia 10, 11 ou 12 de cada mês a partir de março, iniciando com placas de final 1 e 2, indo nos meses subsequentes até aquelas com terminação zero.

Os usuários da Nota Potiguar também recebem deduções no valor integral do imposto que podem chegar a 10%. Essa redução já virá na guia de pagamento, que deverá ser obtida na internet. Mesmo após o vencimento, o documento será atualizado automaticamente, com os acréscimos somados ao valor total.

Morre uma das vítimas de incêndio em fábrica

29/12/2022

Uma das vítimas do incêndio que destruiu uma fábrica de fogos de artifício em Parnamirim morreu na manhã desta quinta-feira (29). A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

De acordo com a Sesap, o paciente que veio a óbito era um dos feridos que ficou com mais de 90% do corpo queimado. Ele estava internado no Hospital Walfredo Gurgel. A identidade não foi divulgada.

Ainda de acordo com a Sesap, a outra paciente grave continua na UTI. Os três pacientes com queimaduras mais leves estão estáveis e continuam internados em observação no Centro de Queimados do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Incêndio

Um incêndio destruiu uma fábrica de fogos de artifício na tarde desta quarta-feira (28) em Parnamirim, na Grande Natal, e deixou pelo menos cinco pessoas feridas. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas por volta das 15h.

O incêndio foi logo percebido por vizinhos por conta das explosões seguidas dos fogos de artifício e da forte fumaça preta que ganhou o céu. O galpão fica no bairro Passagem de Areia.

Segundo testemunhas, após o início das explosões, parte dos funcionários da fábrica se escondeu em um banheiro e outra parte quebrou uma parede para fugir do local.

UPA na Zona Norte de Natal suspende atendimento por falta d'água

28/12/2022

A Unidade Pronto-Atendimento (UPA) Potengi, na Zona Norte de Natal, teve os atendimentos suspensos por cerca de 2 horas na tarde após faltar água no local. As duas caixas d'água que abastecem a unidade esvaziaram completamente.

O atendimento foi suspenso entre as 15h e 17h e foi preciso o serviço de um caminhão-pipa para o abastecimento, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS).

Em nota, a pasta disse que houve "falta de água na região", que foi o que ocasionou a "restrição" no atendimento, e que a situação seria normalizada logo após a chegada do caminhão-pipa.

Os funcionários da UPA disseram que o problema é frequente na unidade do Potengi. E quem mais sofre com isso são os pacientes.

A dona de casa Silvana França, por exemplo, chegou na UPA Potengi às 15h nesta terça-feira com os dois filhos doentes. Eles só conseguiram atendimento por volta das 19h30.

"Quando eu cheguei aqui 15h não tinha água, então foi medicado agora, felizmente. Esse tempo todinho. E ainda vou ficar mais 4 horas por conta do resultado dos exames", lamentou.

"A opção é esperar. É um absurdo. A gente paga imposto e quando chega aqui com as crianças doentes, acontece isso. Faltar água logo num hospital", reclamou a dona de casa.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes