Rio Grande do Norte recebe autorização para exportar bananas para o Eg
O Rio Grande do Norte recebeu, na última segunda-feira (3), um parecer favorável para exportação de banana produzida no estado para o Egito.
O documento emitido pela República Árabe do Egito foi enviado ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) do estado.
Em agosto, o Idiarn e o Ministério da Agricultura participaram de uma auditoria técnica em conjunto com uma equipe do Egito nos municípios de Assú e Ipanguaçu, que são produtores de banana.
Nesses locais, foram verificadas as condições de cultivo e de possíveis ocorrência de pragas quarentenárias chamadas de mal-do-Panamá e Sigatoka Negra, que não são presentes no estado.
Durante a inspeção, a equipe técnica egípcia também analisou o processamento do plantio, colheita e processamento do fruto e embalagem, após isso, estabeleceu os requisitos para a importação.
Entre os critérios indicados pelo país africano, está a obrigatoriedade da casa de embalagem ser habilitada pelo Instituto de Defesa e Inspeção do RN. O produto é um dos principais itens exportados pelo estado anualmente.