Alvo de investigação, candidato ao Governo do RN é suspeito de ser fun

30/08/2022

O candidato ao governo do RN nas eleições deste ano, Danniel Morais (PSOL), é alvo de Procedimento Investigatório Criminal voltado à apuração da suspeita de atuação como funcionário fantasma da Câmara Municipal de Natal. O processo (nº 116.2016.000078) tramita, desde outubro de 2016, na 60ª Promotoria de Justiça (Natal), do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), e teve sua última movimentação em junho deste ano.

Segundo o Diário do RN, Danniel foi nomeado pela Mesa Diretora da Casa em 2011 e passou por vários cargos. Entre os anos de 2016 e 2019, ele foi cargo comissionado no gabinete do vereador Maurício Gurgel.

Em novembro de 2017, uma portaria da mesa-diretora exonerou 158 assessores parlamentares. Só não foram demitidos os nomeados nos gabinetes dos vereadores. O então presidente do Poder Legislativo de Natal, vereador Ney Lopes Júnior (PSD), que estava substituindo o vereador Raniere Barbosa, disse: “pode ser que haja pessoas recebendo sem trabalhar”.

Na época, em declaração ao G1 sobre os 58 assessores parlamentares exonerados, Ney Lopes afirmou que desse total, apenas 33 deveriam ser recontratados, sendo comprovada a “origem” de suas indicações. Ele ainda pontuou: “esses 125 exonerados não vão mais voltar aos quadros. Eles não são necessariamente servidores fantasmas, mas não sabemos quem são, por quem foram indicados para esses cargos, quais suas funções no Legislativo. Não tem como controlar se estão trabalhando”.

Punição

Atualmente, o Senado analisa projeto de lei que altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940) para tipificar como crime a conduta de receber remuneração em razão de ocupação de cargo, emprego ou função pública sem desempenhar de forma habitual atividade laborativa junto à Administração Pública, os chamados funcionários fantasmas. O PL propõe estabelecer pena de reclusão de 2 a 12 anos, e multa, para quem cometer o crime. O tipo penal proposto pune também a autoridade para quem deveria ser prestada a atividade laborativa. O PL 3/2021 foi apresentado pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).

Justiça Eleitoral recebe 1,3 mil denúncias de propaganda irregular

26/08/2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ontem (24) que a Justiça Eleitoral recebeu 1.330 denúncias de propaganda eleitoral irregular em todo o país. As irregularidades foram detectadas durante a primeira semana da campanha, entre 16 e 23 deste mês.

As denúncias foram enviadas pelo aplicativo Pardal, ferramenta digital criada em 2014, que permite ao cidadão denunciar reclamações contras as campanhas. Após o recebimento, as queixas serão enviadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE).

De acordo com os dados, foram recebidas 425 denúncias referentes a candidatos a deputado estadual, 355 a deputado federal, 100 a governador e 249 a presidente da República.

O maior número de denúncias foi registrado na Região Sudeste (438), seguido pelas regiões Nordeste (367), Sul (245), Centro-Oeste (177) e Norte (103).

O aplicativo Pardal está disponível nas lojas virtuais Apple Store e Google Play ou por meio do site do TSE. Pela plataforma também é possível denunciar compra de votos, abuso de poder econômico e político, uso indevido da máquina pública e dos meios de comunicação durante a campanha.

TSE volta a proibir celular, mesmo desligado, na cabine de votação

26/08/2022

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu hoje (25), por unanimidade, flexibilização anterior e decidiu que o eleitor não pode, em hipótese alguma, levar o celular para dentro da cabine de votação, sob pena de cometer crime eleitoral e de ser conduzido pela polícia.

Tais aparelhos devem ser retidos pelo mesário antes que o eleitor chegue à cabine, informou o TSE. Nesta quinta-feira, os ministros responderam a uma consulta feita pelo partido União Brasil sobre o assunto, em face de mudanças na resolução que trata a questão.

A consulta foi feita após uma mudança na resolução sobre as disposições gerais das eleições. Na norma que disciplina o pleito deste ano, foi incluído trecho segundo o qual os celulares e outros aparelhos eletrônicos.

Profissionais de enfermagem do RN realizam paralisação de 24 horas

26/08/2022

Os profissionais de enfermagem do Rio Grande do Norte vão paralisar suas atividades por 24h, nesta quinta-feira (25), pela derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro (PL), a Lei nº. 14.434 que institui o Piso Salarial da Enfermagem. No início de agosto, o chefe do executivo sancionou o projeto de lei (PL) 2564/20, que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

No caso dos primeiros, o piso passou a ser de R$ 4.750. Para técnicos, o valor deve ser correspondente a 70% dessa marca, enquanto auxiliares e parteiras tem direito a 50%. No entanto, o artigo do PL que determinava um reajuste anual do novo piso com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Styvenson ameaça processar jornal por divulgar impasse sobre pensão al

26/08/2022

Candidato ao governo do Estado, o senador Styvenson Valentim (Podemos) confirmou ao AGORA RN, nesta quarta-feira 24, que procede a informação que ele trava uma batalha na justiça para não aumentar o valor da pensão alimentícia que paga ao filho menor de idade.

No entanto, como a ação corre em segredo de justiça, o candidato declarou que “escreve o que quiserem depois seja responsável pelo que faz. Que foi que vocês não entenderam sobre segredo de justiça? Já dei uma boa sugestão e vá na minha rede social e garimpe o que você quer”, escreveu.

“Eu respeito o segredo de justiça, entendeu? Quem postou que se entenda depois com os processos. Respeito demais a imprensa, mas também estão passando do limite, muito. Então, entendam que é segredo de justiça. Pule a …

​Casos de Varíola dos Macacos sobem para 69 no RN

26/08/2022

O Rio Grande do Norte tem 18 casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox) e agora os suspeitos subiram para 69, isso é o que mostra os dados divulgados nesta quinta-feira 25. O informe é do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap). Na última terça-feira 23, eram 18 casos confirmados e 65 suspeitos no estado.

Os 69 casos suspeitos estão distribuídos entre os locais de residência: São Rafael (2), São Gonçalo do Amarante (3), Riachuelo (1), Parnamirim (13), Nova Cruz (3), Natal (25), Mossoró (1), Marcelino Vieira (1), Lagoa Salgada (1), Jandaíra (5), Extremoz (6), Ceará-Mirim (1), Baraúna (1), Cerro Corá (1), Bento Fernandes (1) e São José de Mipibu (2), País Portugal (1)…

26/08/2022

Casos de Varíola dos Macacos sobem para 69 no RN

O Rio Grande do Norte tem 18 casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox) e agora os suspeitos subiram para 69, isso é o que mostra os dados divulgados nesta quinta-feira 25. O informe é do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap). Na última terça-feira 23, eram 18 casos confirmados e 65 suspeitos no estado.

Os 69 casos suspeitos estão distribuídos entre os locais de residência: São Rafael (2), São Gonçalo do Amarante (3), Riachuelo (1), Parnamirim (13), Nova Cruz (3), Natal (25), Mossoró (1), Marcelino Vieira (1), Lagoa Salgada (1), Jandaíra (5), Extremoz (6), Ceará-Mirim (1), Baraúna (1), Cerro Corá (1), Bento Fernandes (1) e São José de Mipibu (2), País Portugal (1).



Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes