Bolsonaro se refere a Lula como "quadrilheiro de nove dedos" no Rio

08/09/2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF) de maneira indireta, nesta quarta-feira (7). Durante ato na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, o mandatário mencionou, novamente, as "quatro linhas da Constituição".

"Esperem a reeleição para ver se todos não vão jogar nas quatro linhas da Constituição", disse o presidente.

Ciro sobre Bolsonaro: 'Presidente imbecil e criminoso'

08/09/2022

O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, por usar o tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro e a manifestação no Rio de Janeiro pelos 200 anos da Independência do Brasil para fazer campanha eleitoral.

Em campanha pelas cidades históricas de Minas Gerais, Ciro disse que um "presidente imbecil e criminoso" transformou um ato cívico em um comício com milhões de recursos públicos envolvidos.

Ipec: Bolsonaro é rejeitado por 49% dos eleitores

08/09/2022

A nova pesquisa presidencial do Ipec, ex-Ibope, mostra que Jair Bolsonaro (PL, foto) continua sendo o candidato mais rejeitado pelos eleitores brasileiros: 49% dos entrevistados dizem não votar no presidente de jeito nenhum. Eram 47% no levantamento anterior, de 29 de agosto.

O segundo mais rejeitado é Lula (PT): 36% do eleitorado se recusa a votar no ex-presidente. O petista lidera a pesquisa de intenção de voto, com 44%, seguido por Bolsonaro, com 31%.

Em Mossoró, obras de infraestrutura estão sendo feitas em comunidade

02/09/2022

Com o objetivo de beneficiar dezenas de famílias, investimentos estão sendo realizados pela Prefeitura de Mossoró na infraestrutura da cidade e também no campo. Os serviços estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), onde, está sendo construída uma passagem molhada que fará a ligação entre as comunidades rurais de Melancias e Mulunguzinho.

As pessoas que transitam pelo local podem observar a realização da obra. O andamento do serviço está seguindo o cronograma que foi estabelecido, com isso, os moradores poderão circular pelo trecho com mais segurança em breve.

O secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Lima, disse o seguinte: “Estamos trabalhando intensamente para promoção de melhorias na vida de todos os mossoroenses. As obras estão sendo realizadas nos quatro cantos da cidade, beneficiando também as famílias da zona rural do nosso município. São investimentos importantes em infraestrutura para a garantia de acessibilidade e segurança”.

Geradora de energia renovável firma compromisso com governo no RN

02/09/2022

A AES Brasil, geradora de energia elétrica 100% renovável, anuncia investimentos sociais no estado do Rio Grande do Norte. Os recursos serão destinados a projetos focados no aumento da segurança hídrica, bem como assessoria técnica rural e fortalecimento do empreendedorismo feminino nas comunidades vizinhas ao Complexo Eólico Cajuína [ERdL1], localizadas na região do Sertão Central Cabugi. A iniciativa contribui para o desenvolvimento local da região onde o empreendimento, que tem potencial total de 1,6 GW de capacidade instalada, está sendo construído e já emprega hoje mais de 1700 pessoas.

Uma carta de intenções de investimento será assinada em cerimônia com a governadora Fátima Bezerra, marcada para o dia 1º de setembro, na sede do governo potiguar. A companhia tem a intenção de chegar a um valor de até R$ 7,3 milhões de investimentos em benefício das comunidades rurais da região, com foco no desenvolvimento social das mais de 1400 famílias, ou 5700 pessoas, no entorno do Complexo Eólico Cajuína.

“Esse acordo é o primeiro passo de investimento social em uma região que pretendemos investir por mais 30 anos. O Complexo Eólico Cajuína na sua primeira fase tem capacidade 695,0 MW com potencial de ser mais que o dobro. Isso reforça nosso comprometimento de desenvolvimento da região em direção a um futuro de transformações, com investimentos que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável das comunidades vizinhas ao nosso empreendimento”, afirma a CEO da Companhia, Clarissa Sadock.

Sobre o Complexo Eólico Cajuína
A construção dos primeiros 695,0 MW do Complexo Eólico Cajuína está em fase adiantada, com entrada em operação prevista para 2023. A primeira fase do Complexo, com 324,5 MW divididos em 55 aerogeradores, já está 19% concluída. A segunda fase, com 370,5 MW de capacidade instalada, já apresenta relevante avanço das obras civis, sendo 14% concluídas. O Complexo poderá chegar a uma capacidade instalada total de 1,6GW.

Sobre a AES Brasil

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta.

Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Além disso, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,3 GW de capacidade instalada.

Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e do pipeline, o portfólio da companhia contará com 6,5 GW de capacidade instalada.

83,9% dos leitos destinados à saúde mental no RN estão em Natal

02/09/2022

O Rio Grande do Norte conta com 112 leitos destinados à saúde mental, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Desse total, 94 estão localizados em Natal, ou seja, 83,9%. Proporcionalmente, de cada 10 leitos destinados à saúde mental no estado, oito estão na capital potiguar.

A distribuição dos leitos atualmente é da seguinte forma: hospitais João Machado (80), Nivaldo Júnior (8) e Onofre Lopes (6). Além disso, cinco leitos estão no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró; cinco no Hospital Mariano Coelho, em Currais Novos; e 8 leitos no Hospital Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros.

A secretaria, por meio de nota oficial, afirmou que um Plano Estadual de Expansão de Leitos de Saúde Mental já foi apresentado e está em fase de readaptação. O Plano, que está em atualização, tem a intenção de ampliar o atendimento daqueles que sofrem de forma intensa com doenças mentais em hospitais gerais do estado. Segundo o documento, uma das metas é a implantação de um leito a cada 23 mil habitantes.

Ainda segundo o Plano, o estado está deficitário quanto à oferta de leitos de saúde mental em hospital geral, principalmente no interior. Atualmente, o Ministério da Saúde determinou o incentivo e habilitação de um número mínimo de 8 leitos desse tipo em hospital geral por unidade hospitalar. Esta condição restringe as possibilidades de implantação dos leitos em algumas regiões de saúde do RN devido ao porte dos hospitais serem pequenos e não atingirem o número mínimo de 40 leitos totais.

Sendo assim, o número máximo de leitos de saúde mental em hospital geral possível de implantação no estado, para financiamento do Ministério da Saúde, não ultrapassa o número de 123 – enquanto o critério de cobertura minimamente satisfatório para a população do estado é de 153 leitos implantados. Nesse sentido, o Plano Estadual de Expansão de Leitos de Saúde Mental propõe a implantação de 48 leitos de saúde mental com recursos próprios do Estado, para que seja atingido o número ideal de 153 leitos.

Somente o Hospital João Machado, unidade referência em saúde mental do Rio Grande do Norte, teve 84% dos leitos ocupados no primeiro semestre de 2022, a partir da média realizada de acordo com os dados disponibilizados pela Sesap; com isso, dos 80 leitos disponíveis, pelo menos 67 estariam ocupados. Segundo a pasta, no primeiro trimestre deste ano a ocupação era de 80,66%. Já no segundo trimestre, aumentou para 87,35%.

Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

Os leitos fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), instituída em 2011. A rede é a alternativa que organiza e estabelece os atendimentos das pessoas com problemas mentais. Segundo a Sesap, a rede de apoio oferece, além dos leitos de internação, 1.053 Estratégias de Saúde da Família, 46 Centro de Atenção Psicossocial (Caps), 4 serviços residencial terapêutico (SRT), 3 Unidades de Acolhimento Infantojuvenil e 1 Centro de Convivência em Natal.

De acordo com a Sesap, a maior parte da RAPS, no tocante a assistência, é de responsabilidade de cada município do estado, devido ao caráter territorial que a rede tem. “O Estado participa no apoio, qualificação e monitoramento da política de Saúde Mental, conforme está preconizado na legislação do Sistema Único de Saúde”, pontuou a pasta.

Atualmente, o Brasil conta com 2.742 Caps habilitados em 1.845 municípios localizados em todos os estados e no Distrito Federal, segundo o Ministério da Saúde. Esses centros de acolhimento são baseados na reforma psiquiátrica, no cuidado com a liberdade, e na promoção da autonomia das pessoas. Eles caracterizam uma iniciativa implementada no Brasil para substituir hospitais psiquiátricos, oferecendo uma alternativa mais humanizada aos pacientes.

Ao AGORA RN, o psiquiatra Gleico Garcia informou que os atendimentos nos Caps são a melhor alternativa e grande referência para o tratamento de problemas relacionados à saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS). “É necessário implantar cada vez mais Caps para que possa haver o atendimento psicossocial, tanto do psiquiatra, da assistente social, da psicóloga, de toda a equipe que compõe o Centro”, disse.

Durante o processo de tratamento, a busca por internações é algo frequente. No entanto, mesmo a internação psiquiátrica sendo a principal alternativa nos casos mais graves, já que exigem uma intervenção mais forte, Gleico afirma que as instituições que oferecem esse tipo de atendimento não correspondem ao que se espera em relação ao funcionamento e à qualidade. “Embora seja o último dos recursos, quem já passou por uma internação, ou a própria família que presenciou, sabe da qualidade duvidosa desses locais”, criticou.

Estudos recentes mostram que o quadro de piora da saúde mental da população foi intensificado durante a pandemia. Segundo Gleico, o crescimento das patologias psiquiátricas se dá em diversos grupos etários, mas principalmente entre os idosos. “Eles estavam isolados e sem a possibilidade de uma presença maior dos familiares, principalmente para preservá-los da doença, mas eles entenderam como abandono. O que os fez incrementar muito o sentimento de solidão”, afirmou.

Avenida Felizardo Moura será interditado a partir de 18 para obra

02/09/2022

O trânsito na Avenida Felizardo Moura, em Natal, será interditado a partir de 18 de setembro para execução da obra de reestruturação urbana da via. O acesso à avenida será permitido apenas para o transporte público coletivo, veículos de emergência e de serviço público.

A STTU não informou por quanto tempo a avenida ficará interditada, mas a obra tem previsão de conclusão em 18 meses.

Os detalhes da obra foram apresentados pela Prefeitura de Natal em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (2).

A execução dos serviços de pavimentação e drenagem da Avenida Felizardo Moura e adequação do Viaduto da Urbana com trincheira vai custar R$ 43.576.566,36 e a previsão de conclusão é de 18 meses.

Dentre os serviços previstos está a implantação de faixa reversível garantindo maior fluidez ao trânsito. O projeto prevê um aumento de 30% da capacidade da via e a redução de 50% do tempo de travessia no trecho.

A Avenida Felizardo Moura é uma das principais vias de acesso à região norte da cidade. De acordo com a STTU, circulam em média 75 mil veículos diariamente na via. Além disso, circulam na via mais de 45 linhas de transporte público, entre urbanas e municipais, totalizando 45% dos passageiros do sistema de transporte público de Natal.

Desvios

A STTU apresentou algumas opções de desvios para os motoristas. Confira:

  • Origem: Aeroporto / Ceará-Mirim - Desvio pelo acesso sul do aeroporto em direção à Zona Sul de Natal e parte sul da região metropolitana.
  • Origem: Extremoz / Litoral Norte - Desvio pela Av. Moema Tinoco em direção à Ponte Newton Navarro.
  • Origem: Tomaz Landim - Desvio pela Av. Doutor João Medeiros em direção à Zona Sul de Natal.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes