Polícia Civil do RN leiloa 164 lotes de veículos apreendidos

27/09/2022

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte vai leiloar 164 lotes de veículos apreendidos há mais de 60 dias em ações da corporação. A concorrência está marcada para esta quinta-feira (29), pela internet.

Segundo o edital, podem participar somente pessoas jurídicas registradas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O leilão está previsto para acontecer a partir das 11h30, por meio do site de leilões (aqui).

Segundo a Polícia Civil, desde a instituição do Programa Pátio Livre, firmado com Ministério Público, o Tribunal de Justiça, a Corregedoria de Justiça do Rio Grande do Norte e o Detran, já foram leiloados quase 500 veículos.

Visitas

Os interessados poderão visitar os lotes em três delegacias do interior do Rio Grande do Norte entre esta terça e quarta-feira (27 e 28, respectivamente).

Os lotes podem ser visitados nas delegacias de Patu, Campo Grande e Campo Grande das 9h às 12h e 14h às 17h.

Mulher grávida e marido são mortos a tiros em município do RN

27/09/2022

Uma mulher grávida e seu marido foram mortos a tiros na noite desta segunda-feira (26) em Pedro Velho, município do interior do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, o crime tem características de execução.

O crime ocorreu por volta das 20h. As vítimas estavam em casa quando foram surpreendidas por dois homens em uma motocicleta, que já chegaram ao local atirando.

A mulher grávida foi atingida ainda na sala de casa. Já o homem tentou fugir pela cozinha, mas não conseguiu e também foi atingido. Os criminosos deixaram o local após o duplo homicídio.

As vítimas foram identificadas como Ana Cláudia Padinha do Rosário, de 25 anos e José Venâncio de Lima Silva, também de 25 anos. Ana era mãe de outras duas crianças - um menino de 7 anos e uma menina de 4.

Após serem acionados, os policiais militares foram ao local, mas já encontraram as vítimas sem vida. No chão da residência, foram encontradas várias cápsulas deflagradas. Os corpos foram recolhidos pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN).

Não há a confirmação da motivação do crime.

Creche é invadida e criminosos levam merenda de alunos em Parnamirim

27/09/2022

Uma creche do município de Parnamirim, na Grande Natal foi invadida na madrugada desta terça-feira (27). De acordo com a direção da escola, os criminosos levaram vários produtos que seriam utilizados na merenda escolar. As aulas foram suspensas.

O Centro Infantil Romana Santiago não possui câmeras de segurança. O crime foi percebido no início da manhã, com a chegada dos primeiros funcionários. Segundo os servidores, foram levados cereais, proteínas, legumes, frutas e até os pratos nos quais as merendas eram servidas.

Esta é a quinta vez que a creche é invadida pelos criminosos, sendo a segunda ocasião que os criminosos conseguem acessar a área interna da instituição.

Representantes da Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim estiveram na unidade na manhã desta terça (27). Ainda não há previsão de quando as aulas serão retomadas.

Lugar revirado

De acordo com um profissional que trabalha na escola, e que não quis se identificar, assim que os primeiros funcionários chegaram viram o ambiente completamente revirado.

"Eles arrancaram as portas de alguns locais, arrombaram janelas, portas e acessaram a cozinha, de onde levaram a alimentação das crianças", afirmou o funcionário, que destacou que os bandidos fugiram por uma grade.

Parte do material que seria furtado foi abandonada perto do local por onde os criminosos fugiram. A suspeita dos funcionários é de que eles deixaram para trás botijão de gás, liquidificador e outros itens que não conseguiram passar pelo espaço.

Segurança Pública terá 6,3 mil militares em serviço extra nas Eleições

27/09/2022

Cerca de 6,3 mil militares vão atuar em serviço extra durante as Eleições de 2022 no Rio Grande do Norte, no próximo domingo (2). A informação foi confirmada nesta terça-feira (27) pelo comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo.

Além de policiais militares, bombeiros militares do estado participarão da operação de segurança pela primeira vez.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) não solicitou uso de forças federais na segurança do pleito deste ano.

Segundo o coronel Alarico, os policiais militares e bombeiros irão atuar na escolta das urnas para os locais de votação e na segurança desses locais até a noite do domingo (2). A execução do plano de segurança das eleições começará na sexta-feira (30)

O objetivo é garantira a segurança dos 1.496 locais de votação. Esses militares em serviço extra são aqueles que estariam de folga, mas foram convocados para se somar ao efetivo do dia", disse.

Ainda de acordo com o comandante da PM, os militares em serviço extra receberão diárias operacionais e auxílio alimentação.

Além das forças estaduais, segundo ele, guardas municipais deverão atuar de forma integrada na segurança do pleito.

Primeiro semestre de 2022 teve dobro de doações de órgãos registradas

27/09/2022

Somente no primeiro semestre de 2022, o Rio Grande do Norte teve o dobro de doações de órgãos registradas ao longo de todo o ano de 2021, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública.

A informação foi divulgada pela pasta nesta terça-feira (27), data em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

Apesar do aumento de doadores, as filas de espera ainda contam com 800 pessoas, no estado.

Segundo a Central Estadual de Transplantes do Rio Grande do Norte, foram realizados mais de 100 procedimentos no primeiro semestre, incluindo o primeiro transplante de coração em dez anos. A maior parte dos procedimentos foi de transplante de córnea.

  • 27 transplantes de rins
  • 82 transplantes de córnea
  • 70 transplantes de medula óssea
  • três transplantes de pele
  • um transplante de coração.

"Estamos avançando no número de transplantes e doações, mas ainda precisamos de mais. Essa data é muito importante para reforçar a necessidade de conscientização sobre salvar vidas. E em breve, pretendemos incluir a possibilidade de transplantes de fígado no RN", afirmou a secretária-adjunta de Saúde Pública, Lyane Ramalho.

Segundo a coordenadora da Central de Transplantes, Rogéria Medeiros, as pessoas nas filas de espera ainda aguardam por doadores de órgãos como rins, córneas, medula e coração.

"Somos o 4º estado do Nordeste em doações, mas seguimos precisando de mais doadores. É importante cada um ter a consciência da importância de doar, falar com a família. Ser um doador é um gesto de vida", disse.


Mais de 900 kg de óleo são recolhidos de praias do RN em nove dias

23/09/2022

Cidades do litoral potiguar recolheram quase uma tonelada de óleo que voltou a aparecer nas praias do Rio Grande do Norte ao longo de pouco mais de uma semana. Somente em Nísia Floresta, no Litoral Sul, foram recolhidos 500 kg de óleo.

Os dados foram solicitados pelo g1 e divulgadas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) do Rio Grande do Norte na manhã desta sexta-feira (23). Segundo o órgão, as primeiras confirmações oficiais da ocorrência ocorreram no dia 15 de setembro.

São 924,7 kg de óleo recolhidos em oito municípios. As informações foram repassadas pelas coordenadorias de Defesa Civil de cada cidade ao órgão estadual.

Segundo o Idema, os dados devem ser atualizados ao longo dos próximos dias. Até a publicação desta matéria, o instituto ainda aguardava a contabilização do material recolhido em Ceará-Mirim, na Grande Natal.

Secretário adjunto de Meio Ambiente e coordenador da Defesa Civil de Nísia Floresta, município mais atingido, Bismark Pereira Sátiro afirmou que as manchas atingem as praias de Pirangi, Búzios, Tabatinga, Camurupim, Barreta e Malembá desde a semana passada.

Desde então, uma equipe de cerca de 15 pessoas percorre as praias recolhendo o material.

"Continuamos monitorando e recolhendo material, que segue aparecendo, mas agora em bolotas menores, que dificultam o trabalho, porque passam pelo ciscador. Então é preciso recolher com as mãos, mas com o devido material de proteção", afirmou.

Ainda de acordo com Bismark, o material recolhido está sendo armazenado em bombonas de plástico, em um espaço da estação de transbordo do município e protegido do sol e da chuva. A prefeitura aguarda orientação dos órgãos ambientais para definir a destinação do material.

Segundo Iracy Wanderley, subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Idema, amostras do óleo foram recolhidas e entregues à Marinha do Brasil para passar por análises clínicas.

O 3º Distrito Naval de Natal confirmou que enviou amostras do óleo na semana passada para o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, localizado no Rio de Janeiro, e informou que deve se pronunciar sobre o caso após o resultado dos testes. Não foi dado prazo para isso.

As autoridades querem saber se o óleo recolhido neste ano no Rio Grande do Norte é o mesmo que sujou as praias potiguares e de todos os estados do Nordeste em 2019. Naquele ano foram recolhidas 34 toneladas de óleo somente nas praias do estado, que foram destinadas à produção de cimento em uma fábrica.

"Os municípios deverão recolher e armazenar esse material, enquanto continuar surgindo, para que seja definida uma destinação depois. A responsabilidade de limpeza, na verdade, é do responsável pelo derramamento desse óleo, mas como ainda não foi descoberto, os municípios executam esse trabalho", explicou.

Lei Seca autua 10 motoristas por dirigirem sob efeito no alcool

23/09/2022

Dez condutores foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool nesta quinta-feira (22), em Natal. Os motoristas foram flagrados cometendo a irregularidade durante ações da Operação Lei Seca nos bairro de Candelária, zona Sul da capital, e Rocas, na zona Leste.

Uma das autuações terminou em prisão. Uma condutora foi detida após se negar a fazer o teste do bafômetro, mas, como apresentava sinais visíveis de que estava embriagada, o flagrante foi configurado.

Além de ter sido presa em flagrante, a condutora teve que desembolsar o valor de R$ 2934,70, referente a uma infração gravíssima de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. Além disso, seus direitos de dirigir foram suspensos por um ano.

Nos demais casos, os condutores não foram detidos, também foram multados e aguardaram no local a chegada de um motorista habilitado para retirarem seus veículos.

Das dez autuações, seis foram feitas na blitz no bairro de Candelária e quatro no bairro das Rocas. Neste último ponto, os militares encontraram, também porções de cocaína e maconha com um passageiro de um motorista por aplicativo.

As ocorrências foram devidamente encaminhadas à Central de Flagrantes para os procedimentos criminais cabíveis.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes