Covid-19: Ocupação de leitos de UTI no RN cai para 75%

Após meses de superlotação e até mesmo de falta de UTIs, o Rio Grande do Norte registra neste sábado (19) uma ocupação de 75,30% dos chamados leitos críticos para pacientes com Covid-19. Das mais de 400 vagas existentes no Estado atualmente, 90 estão disponíveis.
Os números dos leitos clínicos são ainda melhores. Há 54,42% de ocupação neste caso, com 169 vagas livres para pacientes que necessitarem de tratamento.
Os dados estão na plataforma Regula RN, desenvolvida pela UFRN/Lais e utilizada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública para gerenciar a ocupação de leitos no Estado durante a pandemia.
Por: Portal Potiguar
Pau dos Ferros e outras cidades do RN fazem protesto contra Bolsonaro

Lideranças sociais, políticos, movimentos populares e estudantis organizam uma nova manifestação nacional contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste sábado (19). Chamado de “Mobilização por fora Bolsonaro". Em Pau dos Ferros, o protesto aconteceu esta manhã, percorrendo vários pontos da cidade, em carreata.
O Presidente visita Pau dos Ferros, Mossoró e Jucurutu na próxima quinta-feira (24).
Além do grito contra o Bolsonaro e pedidos de vacina, as causas antirracista, feminista e LGBTQIA+ também são pauta da manifestação.
Os manifestantes também declaram apoio à CPI da COVID no Senado.
A Campanha Fora Bolsonaro, começou há cerca de um ano e meio, é composta pela Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, todos os partidos de esquerda, as centrais sindicais, a Coalizão Negra por Direitos, a UNE, a UBES, a CMP, o MTST, o MST, o Fórum Nacional de ONGs e outras diversas organizações.Vídeo:
Por: Portal Potiguar
Governo recebe nova carga de vacinas contra a Covid-19

Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), recebeu nesta terça-feira (8) mais um lote de vacinas contra a Covid-19. A carga de 43.290 doses foi encaminhada do Aeroporto Internacional de São Gonçalo para a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), onde será catalogada e separada para a distribuição entre os municípios.
As vacinas da Pfizer serão destinadas para a aceleração do processo de imunização dos grupos prioritários que estão sendo atendidos no momento, em especial as grávidas e puérperas.
Os dados recolhidos e analisados pela Sesap apontam uma alta recente no índice de morte por Covid-19 entre as grávidas. Como o imunizante da Pfizer é o único disponível para aplicação neste grupo, a Sesap vem orientando aos municípios que o imunizante seja usado prioritariamente entre elas.
Em paralelo, a Secretaria está articulando junto às gestões municipais uma ação especial no próximo sábado (12), com foco na vacinação de gestantes.
O lote, segundo a orientação do Ministério da Saúde, também inclui unidades para a primeira dose de trabalhadores da educação e do transporte aéreo, forças de segurança pública e forças armadas.
Governo Federal libera R$ 26,3 milhões para segurança do RN

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o desbloqueio de R$ 103.027.454,00 para investimento nas forças de segurança pública locais dos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão. Os valores são oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e referentes aos eixos de Enfrentamento à Criminalidade Violenta e Valorização dos Profissionais de Segurança Pública.
“Valorizar a segurança pública do nosso país é compromisso do governo do presidente Jair Bolsonaro. Esses recursos são de fundamental importância para modernizar as corporações e capacitar os agentes”, destaca o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
O repasse do recurso é efetivado a partir de critérios que deverão ser cumpridos pelos Estados e o Distrito Federal, como por exemplo, ter dados integrados ao Sinesp, plano de carreira de servidores, possuir Fundo e Conselho estadual instituídos e em funcionamento, além de garantir que somente até 3% do efetivo atue fora de suas respectivas corporações. Os desbloqueios aconteceram após análise e aprovação dos Planos de Aplicação entregues pelos entes federados.
Neste ano, o Ministério está trabalhando em conjunto com os secretários de Segurança Pública na atualização dos eixos de financiamento e critérios de rateio dos recursos do FNSP. Todas as ações fazem parte das estratégias do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) de fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Governo do RN publica prorrogação de decreto até 23 de junho

Conforme foi adiantado ontem pela governadora Fátima Bezerra, por meio de uma rede social, o Governo do RN publicou nesta quarta-feira (09) a prorrogação do decreto anterior de combate à Covid-19, mantendo as mesmas medidas sanitárias que constam no atual, que vale até hoje.
Com isso, está mantido o toque de recolher noturno, das 22h às 5h, e segue autorizada a venda de bebidas alcóolicas em bares e restaurantes. Também seguem liberados, dentre outras coisas, os esportes coletivos, o funcionamento de parques públicos e as atividades escolares de forma híbrida.
"O quadro epidemiológico atual do Rio Grande do Norte não nos permite pensar em maiores alterações nesse momento. Portanto, iremos prorrogar a vigência do decreto atual por mais 2 semanas, até o dia 23/06, para posterior avaliação", disse Fátima no Twitter.
A prorrogação começa a valer a partir de quinta-feira (10) e seguirá até o dia 23 de junho.
"A pandemia não acabou, estamos atravessando um momento muito delicado. Mantenham o uso da máscara, evitem aglomerações, sigam se cuidando e cuidando dos seus", completou a governadora.
Confira a publicação abaixo:
DECRETO Nº 30.641, DE 08 DE JUNHO DE 2021.
Prorroga a vigência do Decreto Estadual nº 30.562, de 11 de maio de 2021 e dá outras providências.
A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 64, V e VII, da Constituição Estadual,
Considerando o relatório semanal do indicador composto para monitoramento da pandemia provocada pela COVID-19, elaborado em conjunto pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e pelo Comitê de Especialistas, disponibilizado em 01 de junho de 2021;
Considerando os requerimentos formulados pelas Associações dos Municípios do Oeste Potiguar (AMOP) e da Região Central e do Vale do Açu Potiguar (AMCEVALE), que resultaram na edição dos Decretos Estaduais nº 30.596, de 21 de maio de 2021 e nº 30.606, de 25 de maio de 2021;
Considerando que o cenário epidemiológico decorrente da pandemia da COVID-19 ainda preocupa e inspira cuidados, a exigir prudência no processo de retomada das atividades socioeconômicas;
Considerando que o combate à pandemia e a adoção de medidas de prevenção são questões que devem ser enfrentadas por toda a sociedade, e que o esforço para a superação da crise é de responsabilidade conjunta de governos, de empresas e de cidadãos;
D E C R E T A:
Art. 1º Fica prorrogada a vigência do Decreto Estadual nº 30.562, de 11 de maio de 2021, com a redação dada pelo Decreto Estadual nº 30.611, de 26 de maio de 2021, até o dia 23 de junho de 2021.
Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica aos municípios abrangidos pelos seguintes Decreto Estaduais:
I – Decreto Estadual nº 30.596, de 21 de maio de 2021, que institui medidas restritivas, de caráter excepcional e temporário, destinadas ao enfrentamento da pandemia da COVID-19, no âmbito da VI Regional de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte (VI URSAP), prorrogado pelo Decreto Estadual nº 30.631, de 04 de junho de 2021;
II – Decreto Estadual nº 30.606, de 25 de maio de 2021, que institui medidas restritivas, de caráter excepcional e temporário, destinadas ao enfrentamento da pandemia da COVID-19, no âmbito das Regiões Central e do Vale do Açu no Estado do Rio Grande do Norte, prorrogado pelo Decreto Estadual nº 30.632, de 04 de junho de 2021;
III – qualquer outro ato normativo, estadual ou municipal, que venha a estabelecer medidas mais restritivas destinadas ao enfrentamento da pandemia da COVID-19.
Art. 2º O Decreto Estadual nº 30.562, de 11 de maio de 2021, com a redação dada pelo Decreto Estadual nº 30.611, de 26 de maio de 2021, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 1º Este Decreto estabelece medidas restritivas, de caráter excepcional e temporário, destinadas ao enfrentamento da pandemia de COVID-19, vigentes entre 12 de maio e 23 de junho de 2021.” (NR)
(...)
Art. 10-A. Fica autorizada a realização de eventos corporativos, técnicos, científicos e convenções, limitado ao público de 50 (cinquenta) pessoas, sem prejuízo da observância dos protocolos sanitários vigentes.
(...)
Art. 21. O disposto neste Decreto terá vigência até o dia 23 de junho de 2021.” (NR)
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 08 de junho de 2021, 200º da Independência e 133º da República.
FÁTIMA BEZERRA
Cipriano Maia de Vasconcelos
Prefeitura de Pau dos Ferros libera academia e comércios em decreto

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, sensível à situação econômica caótica do comércio local, gerando, inclusive, insegurança alimentar às famílias, resolveu editar o Decreto nº 118/2021, que estabelece regras próprias de controle à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o indicador composto de monitoramento da COVID-19 no Rio Grande do Norte, elaborado pelo informe epidemiológico COVID-19 do RN, Pau dos Ferros encontra-se com escore 3, portanto em situação mais confortável do que os municípios da região do Alto Oeste.
O indicador composto da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), reúne dados como casos confirmados, ocupação de leitos e óbitos e dá uma pontuação entre 1 e 5 para cada cidade. O estudo permite o mapeamento da evolução semanal de casos por município e assim ter um monitoramento da pandemia em todo o estado.
Embora o número de casos esteja em ascendência, a prefeita Marianna optou por manter as ações de conscientização da população e garantir a abertura do comércio local, com restrições e critérios bem definidos.
“Da forma como está proposto o Decreto regionalizado, nem mesmo o Restaurante Popular poderia funcionar, e eu, enquanto gestora pública, preciso adotar medidas preventivas e curativas em relação à COVID, mas preciso também pensar em assegurar o mínimo de condições de sobrevivência ao povo deste município. Os comerciantes estão sofridos, endividados, e alguns vivenciando situações de insegurança alimentar, e eu não poderia ser tão rígida, neste momento”, explica Marianna Almeida.
O decreto adota uma postura de “meio termo” entre o Decreto Estadual e o Decreto Regionalizado, abrindo o comércio, academias e templos religiosos com até 30% da sua capacidade máxima. Os bares permanecem fechados e a venda de bebida alcoólica continua suspensa.
Paralelo a isso, a prefeita Marianna se diz incansável na busca de mais vacinas para os pau-ferrenses.
Só com o avanço da vacinação, conseguiremos vencer este terrível mal.



