Ciro lança candidatura com ataques a Lula, Bolsonaro e Moro

23/01/2022

Em quase uma hora de discurso, o pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, disparou ataques a adversários, colocou Lula, Bolsonaro e Moro no mesmo “balaio”, prometeu acabar com o teto de gastos públicos, revisar a reforma trabalhista, taxar grandes fortunas, tributar lucros e dividendos e ainda propôs o fim da reeleição no país.

Isolado e sem alianças partidárias encaminhadas até o momento, o PDT lançou a pré-candidatura de Ciro em Brasília, nesta sexta-feira (21), antecipando a quarta disputa do ex-ministro e ex-governador do Ceará em uma campanha presidencial. O partido evocou o legado de Leonel Brizola e usou o centenário do político, comemorado neste sábado (22), para apresentar o pré-candidato como um “rebelde” – o lema da campanha é “a rebeldia da esperança”.

No discurso, o pré-candidato do PDT vinculou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ex-aliado político, ao presidente Jair Bolsonaro, a quem acusou de praticar genocídio na pandemia de Covid-19. O foco das críticas foi a economia, tema que se tornou o centro da polarização na campanha dos principais pré-candidatos este ano.

– Seria exagero dizer que os presidentes, apesar de diferentes em muitas coisas, foram iguaizinhos em economia, e que o modelo econômico que copiaram uns dos outros nos trouxe a este beco sem saída? – afirmou Ciro.

SEM APOIO A LULAEm coletiva de imprensa, ele afastou a possibilidade de apoiar Lula em um eventual segundo turno contra Bolsonaro.

– Eu ajudei o Lula em todas as eleições. Será que existiria o Bolsonaro se não fosse a contradição econômica, social e moral do Lula? Eu não posso ficar de novo sustentando as irresponsabilidades do Lula – disparou.

FIM DO TETO DE GASTOSCiro prometeu acabar com o teto de gastos públicos, medida implementada durante o governo do ex-presidente Michel Temer em 2016 e que limita o crescimento das despesas à inflação do ano anterior. Ele criticou a regra por excluir as despesas com o pagamento de juros da dívida pública e reduzir os investimentos.

– Prometo, portanto, acabar com essa ficção fraudulenta chamada teto de gastos e colocar em seu lugar um modelo que vai tocar o Brasil adiante sem inflação e com equilíbrio fiscal verdadeiro – disse.

Ao direcionar ataques ao pré-candidato do Podemos, Sergio Moro, Ciro Gomes prometeu encaminhar uma proposta de reforma do combate à corrupção a ser debatida a partir de março deste ano, antes da campanha.

– Não haverá espaço para estrelismos e efeitos especiais, nem espetáculo para conquista de plateias ou, pior, de eleitores – disse o pré-candidato, classificando o adversário do Podemos como um caso “de glória efêmera como juiz e agora candidato a se derreter em contradições, mentiras e despreparo – afirmou.

Morre mais uma criança em Paus dos Ferros, e outras quatro estão inter

21/01/2022

A cidade de Pau dos Ferros está aflita com a segunda morte de criança na últimas 24 horas. Hoje foi registrado o falecimento da pequena Maria Heloísa, 1 aninho, que horas depois de ser internada, faleceu no hospital regional.

De acordo com a jornalista Soraya Vieira, em contato com o blog Jair Sampaio, outras quatro crianças estão internadas na mesma situação, ou seja, com sintomas gripais, o que deixa a população de Pau dos Ferros em alerta máximo.
“Foram dois óbitos em poucas horas, e outras quatros crianças estão internadas e em estado grave. Uma criança é da cidade de Paraná, outra de São Miguel e mais duas aqui de Pau dos Ferros, todas do Oeste”, disse a jornalista
O desespero das mães da região é de dar dó. Elas estão em regime de plantão nas redes sociais pedindo atenção das autoridades para que se investigue o mais urgente possível a causa real dessas mortes e que algo seja feito para evitar morte de mais quatro anjinhos.

Prefeita Marianna acompanha Corte de Terra em Pau dos Ferros.

21/01/2022

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU) já deu início ao Programa de Corte de Terra. Até dezembro de 2021 a SEDRU tinha, em estimativa, cerca de 900 agricultores e agricultoras cadastrados. A expectativa é realizar até 1.400 horas de corte até o final de março e beneficiar 34 comunidades rurais.

Nesta quinta-feira (20) a prefeita Mariana Almeida fez visita às comunidades para acompanhar de perto o trabalho das equipes, e conversar com as famílias beneficiadas pelo programa.
Durante a visita, moradores das comunidades Alagoinha dos Estevão, Torrões e Santa Tereza, destacaram o quanto o programa vem facilitando a vida no campo, trazendo muitos benefícios, como a diminuição das horas de trabalho árduo com exposição ao sol. A expectativa é, ainda, que com o período de chuvas, a colheita seja ainda mais rápida.
É o homem do campo sendo valorizado como nunca antes tinha sido! 

Maioria na Anvisa autoriza uso da Coronavac em crianças e adolescentes

20/01/2022

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina Coronavac contra a Covid-19 em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade no Brasil, com restrição da aplicação em imunossuprimidos dessa faixa etária.

Até o momento, nesta quinta-feira (20), três de cinco diretores da Anvisa já votaram a favor do uso da Coronavac.

A decisão foi feita após avaliação técnica do segundo pedido do Instituto Butantan, submetido no dia 15 de dezembro.

O pedido feito pelo Butantan contemplava a faixa de 3 a 17 anos. No entanto, a equipe técnica da Anvisa indicou lacunas nos estudos de efetividade e segurança para a população de 3 a 5 anos de idade e em imunossuprimidos.

Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, ressaltou que, quando houver mais dados disponíveis, a agência poderá avaliar a ampliação da faixa etária para 3 a 5 anos.

A aprovação pela Diretoria Colegiada da Anvisa considerou os dados apresentados pela Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos e pela Gerência de Farmacovigilância, que recomendaram a autorização do uso da vacina para a faixa etária de 6 a 17 anos, exceto pessoas imunossuprimidas.

A formulação e dosagem para a faixa etária de 6 a 17 anos são as mesmas da vacina aplicada em adultos. As vacinas devem ser aplicadas em duas doses, com intervalo de 28 dias.

Neste momento, o Instituto Butantan conta com 15 milhões de doses do imunizante em estoque para distribuição aos estados e municípios.

O início da vacinação deste público com a Coronavac depende da decisão do Ministério da Saúde.

Sem dar detalhes, Bolsonaro promete reduzir preço dos combustíveis

20/01/2022

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira (19) que apresentará um projeto para mitigar a alta no preço dos combustíveis quando o Congresso Nacional retornar do recesso, em fevereiro. Segundo o mandatário, a iniciativa está praticamente pronta, mas não deu detalhes sobre o texto.

"Reconheço a inflação de alimentos, reconheço a alta do combustível, falo de um porquê. Fora do ar aqui falava-se de uma proposta que poderíamos enviar ao Congresso que mexe com combustível, sim, existe essa proposta, não quero entrar em detalhe, vai ser apresentada no início do ano e nós procuramos aqui reduzir carga tributária, muitas vezes ser obrigado a encontrar uma fonte alternativa, você não pode apenas reduzir isso daí e vamos fazendo o possível", disse ao programa Pingo nos Is, da Jovem Pan.

"Outra medida, não quero anunciar agora aqui, porque ainda não está concluída, como o Congresso não está funcionando, não quero apresentar, é o que tem a ver com combustível no Brasil", reforçou.

Bolsonaro já havia enviado ao Congresso no ano passado um projeto para mudar a base de cálculo do ICMS, imposto estadual, que incide em combustíveis. Essa proposta está parada no Senado e recebeu críticas do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

“A Câmara tratou do projeto de lei que mitigava os efeitos dos aumentos dos combustíveis. Enviado para o Senado, virou patinho feio e Geni da turma do mercado”, escreveu Lira.

Rio Grande do Norte tem mais de 368 mil pessoas com título de eleitor

20/01/2022

Regularização pode ser feita até 4 de maio. Situação irregular impede o acesso ao voto nas Eleições 2022

O Rio Grande do Norte tem atualmente 368.512 pessoas com o título de eleitor cancelado e 17.994 com o documento suspenso. Os números foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) nesta quarta-feira (19).

A orientação do órgão é para que essas pessoas regularizem a situação junto à Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio para poderem votar nas Eleições 2022 - para presidente e vice-presidente da República, governadores, deputados e senadores.

"Com o título cancelado, além de não votar nas Eleições 2022, o cidadão não pode tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda", conta o presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa.

O sistema Título Net, disponível no site www.tre-rn.jus.br oferece atendimento remoto para resolver todas as pendências (tirar o primeiro título, fazer transferência de domicílio, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação eleitoral, emitir certidões).

Quanto ao atendimento presencial, durante todo o mês de janeiro, os Cartórios Eleitorais do RN funcionarão de segunda a sexta, no horário das 8h às 13h. Para ter acesso aos prédios, é preciso apresentar comprovante de vacinação.

Após confusão em Catingueira, cantor Wandy Soares é socorrido

20/01/2022

Na manhã desta quinta-feira, 20 de janeiro, por volta das 7h15min, o cantor Wandy Soares, ex-vocalista da banda 'Mulher Chorona', foi agredido em praça pública, em Catingueira, no Sertão da Paraíba.

De acordo com informações fornecidas por populares, Wandy estaria bebendo com conhecidos quando houve um desentendimento com um dos presentes, sendo posteriormente agredido na cabeça com um objeto ainda não identificado.

Ele foi socorrido pela equipe local do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes