Vereadora de Tenente Ananias fica ferida em acidente automobilístico

26/01/2022

Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (25), onde a vereadora do município de Tenente Ananias, Veridiana Ferreira Sarmento (PSD) viveu momentos de tensão, onde veio a capotar seu veículo na rodovia RN-117 entre Tenente e Alexandria.

De acordo com informações, a parlamentar que presidente o poder legislativo de Tenente Ananias perdeu o controle do veículo e capotou, ela sofreu escoriações pelo corpo e foi encaminhada para o hospital do município de Tenente para atendimento e liberada em seguida pela equipe médica plantonista.

Em contato, a vereadora, que dirigia no sentido Tenente à Alexandria, contou que se assustou com uma manobra feita por outro veículo vindo a perder o controle da direção provocando o capotamento. Não houve outros veículos ou pessoas envolvidas na ocorrência.

: População denuncia que prefeita turista pelo sul do país enquanto mu

26/01/2022

No contrassenso da realidade, a prefeita de Frutuoso Gomes, Janda Cavalcante passeia pelo sul do Brasil, como se tudo estivesse uma verdadeira lua de mel no município que lhe elegeu.

Com mais de 100% de aumento dos casos em poucos dias, a gestora parece que não se dar conta de que apesar da figura dos auxiliares, em um momento de desolação que todos vivem, não é tempo de está curtindo férias, como se o tempo pudesse esperar.

É esta forma de administrar que o povo escolheu para si? Acredito que não. Todos os prefeitos estão em suas cidades, trabalhando duramente para combater a pandemia. Enquanto isso, a prefeita de Frutuoso Gomes, "cantada" aos quatro cantos como a melhor gestora do Rio Grande do Norte, promove tamanha desigualdade, vendo seus munícipes sofrer a ameaça de uma super onda do corona vírus, como temos assistido diariamente.

E aí pergunto: cadê aquele site que defende tanto as ações do governo de Frutuoso Gomes, que não divulga onde anda a prefeita neste momento? Calou-se?

Nosso Paraná RN

Covid-19: Ministério Público e Defensoria pedem suspensão de eventos d

25/01/2022

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Defensoria Público do RN estão pedindo ao Judiciário que determine ao Governo do Estado que proíba grandes eventos de massa. Para isso, o Estado deverá alterar decreto estadual que entrou em vigência na última sexta-feira (21). A medida visa o enfrentamento da variante Ômicron que possui uma alta taxa de transmissibilidade, seguindo uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ação civil pública (ACP) requer que o Estado cancele todas as autorizações para a realização de shows com grande público, sejam em locais abertos ou fechados. E ainda que o Judiciário obrigue o Estado a se abster de conceder novas autorizações para shows de massa e congêneres em todo o território potiguar, assim como a suspender tais eventos, até que ocorra novo controle da transmissibilidade do coronavírus no RN. Ou seja, até que a pandemia volte a atingir os patamares de contágio alcançados em novembro e dezembro de 2021.

Na análise feita pelas duas instituições, houve omissão do Estado ao editar o decreto, uma vez que o Comitê de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) havia alertado (por meio da Recomendação n. 33) a não realização desses tipos de eventos dada a realidade de risco iminente de colapso do sistema de saúde.

No último dia 17, data em que foi publicado o decreto, houve uma reunião com o MPRN, o Gabinete Civil, a Sesap, a Defensoria Pública Estadual e os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho, além de representantes da Federação de Municípios do RN (Fermurn), cujo objetivo foi discutir e deliberar acerca da recomendação do Comitê Científico. Na ocasião os representantes do MPRN e da Defensoria Pública defenderam a proibição de eventos de massa, o que não foi acatado pelo Governo.

As medidas impostas pelo Estado do RN até o momento, apesar de serem importantes para a atividade econômica local uma vez que buscam preservar o setor de promoção de eventos, são insuficientes para reduzir os índices da Covid-19. Eventos de massa públicos ou privados possuem aptidão para amplificar a transmissão do vírus, já que grandes aglomerações são identificados como eventos super-espalhadores.

Além disso, ressalta-se que a elevada transmissão da Ômicron aumenta exponencialmente o risco do surgimento de novas variantes, que dificultam o encerramento da pandemia.

- Brasil terá explosão de casos de Covid em fevereiro

25/01/2022

Mesmo com o aumento exponencial de novos casos de Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde prevê que o pico ocorrerá somente em fevereiro, em razão da variante Ômicron, que já representa mais de 90% das novas infecções no país. De acordo com o ministro Marcelo Queiroga, a preocupação da pasta é avançar com a imunização e aumentar a capacidade de atendimento na rede pública, a fim de suportar a pressão esperada.

"O pico da onda Ômicron acontece cerca de 45 dias após o início das infecções. Então temos que nos preparar para os próximos 30 dias, quando teremos o maior número de casos e,

consequentemente, uma maior pressão sobre o sistema de saúde", afirmou Queiroga, em conversa com j

Saúde prevê explosão de casos de Covid no Brasil em fevereiro

ornalistas, nesta segunda-feira (24).

- Novo superintendente da Polícia federal é nomeado na Paraíba

25/01/2022

O delegado Marcelo Ivo de Carvalho foi nomeado novo superintendente regional da Polícia Federal na Paraíba. A nomeação foi feita pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Washington Bonini.


Carvalho substitui o delegado Gustavo Paulo Leite de Souza, que tinha sido nomeado para o cargo em dezembro do ano passado.

Souza vai para os EUA atuar em uma função ligda ao Ministério da Justiça de compras de equipamentos de segurança pública.

O novo superintendente se envolveu, há alguns anos, em um acidente que resultou na morte de um motocicista, na Rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba.

Na época, o laudo do exame toxicológico, presente no processo cível, descartou que o motorista estivesse com a capacidade psicomotora alterada – apesar do bafômetro ter acusado a presença de 0,49 miligramas de álcool por litro de sangue.

O carro dirigido pelo policial, que era chefe da Delegacia do Aeroporto de Guarulhos, teve a frente destruída, após bater na mureta que divide as pistas. O veículo pertencia à Polícia Federal e era liberado para uso do delegado.

- De acordo com áudio, deputado 'ordena' que PM não trabalhe em horas

25/01/2022

Um áudio que está circulando nas redes sociais determina que soldados da Polícia Militar não conduzam viaturas e que sargentos não subam guaritas. Na mensagem, descrita como "Nova Ordem do Cabo Gilberto 24 de Janeiro", é conclamado que a categoria faça sacrifícios e não trabalhe por horas extras como forma de protesto às propostas de reajuste salarial do Governo do Estado.

Zero extra, meus irmãos. Zero extra. Não podemos tirar extra agora. Não podemos abrir. Quando passar todo esse movimento os senhores tirem o extra que quiserem, mas agora é importante que todos tenham a consciência disso. Esses sacrifícios são importantes, meus irmãos. Não cadastre viaturas pela sua baixa. O seu telefone é particular", diz a voz.

"Soldados não comandam viaturas. Motoristas, reforcem sua parte solicitando sua saída do quadro. Ninguém é obrigado a permanecer no quadro porque temos que ter valorização. Uma responsabilidade muito grande por apenas R$ 1,19 a hora de trabalho ou R$ 200 por mês. Sargentos, não subam guaritas, essa missão não é nossa. Vamos manter o foco na tolerância zero", ordena.

O caso foi repercutido em âmbito nacional ao ser publicado em uma matéria do jornal O Globo nesta segunda-feira (24). Ainda hoje, o governador João Azevêdo orientou aos comandos da Polícia Militar que punam militares que praticarem atos de indisciplina e de quebra de hierarquia na tropa

Programação especial marca aniversário de 37 anos do Teatro ICA, em Ca

25/01/2022

Localizado no município de Cajazeiras, o Teatro Íracles Brocos Pires (ICA) está completando 37 anos de existência. Para comemorar a data, o Governo da Paraíba, por meio da Fundação Espaço Cultural (Funesc), preparou uma programação especial de aniversário. As atividades têm início nesta terça-feira (25) e se estendem até a próxima quinta-feira (27), com apresentações de espetáculos de teatro, saraus, oficinas e rodas de conversa.


O presidente da Funesc, Pedro Santos, destaca que a diversidade da programação reflete a produção artística da cidade de Cajazeiras. "Com o apoio do Sebrae, do Centro Cultural Banco do Nordeste, além do Instituto Federal da Paraíba em Cajazeiras e da Universidade Federal de Campina Grande, estamos promovendo um momento de celebração da produção cultural local e a possibilidade de troca de experiências entre artistas e produtores paraibanos", explicou.

A cerimônia de abertura acontece nesta terça-feira, a partir das 19h, na área externa do teatro. Em seguida, a atriz Dudha Moreira (João Pessoa/PB) sobe ao palco apresentando o espetáculo ‘Outubros’. Na Praça Atriz Lacy Nogueira, será realizado o sarau Sertões Possíveis, com Suzy Lopes, Léo Palma e o grupo Osfodidario.

Na quarta e quinta-feira, às 8h30, a consultora do Sebrae Priscilla Araújo (Patos/PB) ministra a oficina "Cultura e personalidade empreendedora'', aberta ao público em geral. Nos mesmos dias, sempre às 14h, o ator e diretor João Paulo Soares (João Pessoa/PB) ministra a oficina "Interpretando Monólogos".

Ainda na quarta-feira (26), às 10h haverá a roda de diálogo "Sertões possíveis: do estereótipo do flagelo à produção de novos sentidos", com a escritora e cineasta Veruza Guedes, as atrizes Suzy Lopes e Dudha Moreira, o ator Léo Palma e o cineasta e produtor cultural Laércio Filho. A mediação será feita pelo gerente de artes visuais da Funesc, Edilson Parra. À noite, a programação conta com o espetáculo "Senhora Moon: as quatro fases de uma mulher’, com a atriz Girlane Ferreira (Cajazeiras/PB) e o sarau Poesia de Quarta, realizado em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Na quinta-feira (27), além das oficinas, acontece a roda de diálogo "Circula Sertão: experiências de roteiros de circulação artística no sertão da Paraíba’, com participação de Ana Neiry (ONG Pisada do Sertão), Francisco Hernandes (ACATE) e Milton Dornellas (Secult-PB). A mediação é de Pedro Santos (Funesc). À noite, a partir das 20h, o ator Sidney Malveira (Fortaleza/CE), sobe ao palco com o espetáculo "Annonimos". Em seguida, na Praça Atriz Lacy Nogueira, acontece o encerramento da programação com o sarau Feminino Sertão, que tem participações de Alhandra Campos, Hortência Fernandes, Veruza Guedes e Vitória Sanz (Cajazeiras/PB).

Sobre o ICA - O teatro Íracles Pires (ICA), em Cajazeiras, é o primeiro do Sertão da Paraíba, inaugurado em 26 de janeiro de 1985. É o maior teatro do interior do Estado (área de 965,70m²) com capacidade de público de 280 lugares, além de equipamentos modernos e acessibilidade. O local possui um painel assinado pela artista Thaynha e uma tela do artista plástico e escultor Wilson Figueiredo que retrata Íracles Pires, personalidade histórica na cena teatral.

Sinopses

Oficina Cultura x personalidade empreendedora, com Priscilla Araújo (Patos/PB) – No primeiro dia o programa abordará os temas: modelos mentais e criatividade; desenvolvimento de comportamentos empreendedores; percepção: do que acontece e o que realmente vemos. No segundo dia, a ministrante apresentará o tema ‘Você como um diferencial competitivo’: zona de conforto; modelagem empreendedora; análise de swot pessoal; perfil comportamental.

Priscilla Araújo é economista, mestra em gestão de sistemas, credenciada Sebrae nas áreas de empreendedorismo, planejamento Empresarial e Marketing. Founder da Inovar Consultoria e projetos, possui mais de 30 mil horas de consultoria nos segmentos de comércio, serviços e indústria.

Oficina Interpretando Monólogos, com João Paulo Soares (João Pessoa/PB) - A oficina propõe a elaboração e construção de cenas individuais, sob a supervisão e coordenação do ministrante. Cada participante escolhe um texto que vai ser orientado e dirigido pelo professor. Ao final do curso, cada aluno ou aluna apresentará sua cena individual de, no máximo, quatro minutos.

João Paulo Soares é natural de Fortaleza (CE) e formado como ator pela Faculdade da Cidade. Em Londres, estudou no Greenhill College e no Stanmore College, se dedicou ao estudo do cinema de Bergman. É integrante do Grupo Piollin e professor no Cearte, em João Pessoa. Dirigiu os espetáculos “O Reino de Ariano”, "Razão pra Ficar", "503", “Outubros’ e “André ou receita para se fazer um Monstro". Responde pela preparação de elenco do filme "A Ética das Hienas" de Rodolpho Barros. É protagonista do filme "Aluísio, o silêncio e o mar", direção de Luiz Carlos Vasconcelos.

Espetáculo ‘Outubros’, com Dudha Moreira (João Pessoa/PB) - Em tempos em que o amor romântico e para sempre já não é tão comum, ‘Outubros’ é uma história de amor que ultrapassa a vida. O monólogo de Dudha Moreira é inspirado diário de sua mãe, Maria de Lourdes Gonçalves, que começou a escrever grávida após a morte de Assis, seu amor e pai de seus oito filhos. Dona Lurdinha morreu em 2017, e em luto de sua mãe, a atriz Dudha Moreira vive no palco sob a direção João Paulo Soares, a narrativa do amor de seus pais.

Espetáculo ‘A Senhora Moon - As quatro fases da mulher’, com Girlene Ferreira (Cajazeiras/PB) – Texto e direção de Vando Farias. Uma mulher de mais de mil anos! Senhora Moon é um texto sobre uma mulher que atravessou muito mais que oito primaveras ou tantos outros invernos. Perpassou o tempo sendo testemunha das mudanças de humor trazidas pelo Vento, executadas com o Tempo. Uma mulher que, para superar a fome, enfrentou a situação de pobreza e miséria a qualquer era submetida, voou com o pássaro do Pai até o céu, engoliu a Lua e tornou-se, ela própria. A personificação da Grande Avó. A grande ancestral. A grande anciã. Um Mito-Rito sobre a Finitude das coisas e a eternidade das mulheres.

Espetáculo Annonimos, com Sidney Malveira (Fortaleza/CE) - O monólogo mostra um dia como outro qualquer em um lar de idosos, onde os moradores esperam ansiosamente pela visita de seus familiares, parentes, amigos ou de qualquer pessoa que se disponibilize a ouvir suas histórias, alegrias, tristezas e sonhos que se renovam a cada amanhecer. A peça é fundamentada numa premissa de que os idosos são sábios que habitam corpos frágeis. Talvez por isso muitas pessoas não enxerguem tal preciosidade e facilmente se desvencilham deles, da mesma forma que se livram de objetos usados, aparentemente sem utilidade. O espetáculo proporciona a troca de experiências e a conscientização do espectador no cuidado com os idosos.

Teatro Íracles Pires - 37 anos
Programação de aniversário - 25, 26 e 27 de janeiro
Cajazeiras, Sertão

25/01 – terça-feira
19h - Área externa
Cerimônia de abertura e entrega de honrarias

20h - teatro
Espetáculo Outubros, com Dudha Moreira (João Pessoa/PB)

21h - Praça Atriz Lacy Nogueira
Sarau Sertões Possíveis, com Funesc e Grupo Osfodidario (João Pessoa/PB)

26/01 – quarta-feira
8h30 - Teatro
Oficina Cultura x personalidade empreendedora, com Priscilla Araújo (Patos/PB)

10h - Teatro
Roda de Diálogo "Sertões possíveis: do estereótipo do flagelo à produção de novos sentidos"
Com: Veruza Guedes (cineasta e escritora), Suzy Lopes (atriz), Dudha Moreira (atriz), Léo Palma (ator), Laércio Filho (produtor cultural)
Mediação: Edilson Parra (artista visual)

14h - Sala de Dança
Oficina Interpretando Monólogos, com João Paulo Soares (João Pessoa/PB)

20h - Teatro
Espetáculo ‘Senhora Moon - As quatro fases da mulher’, com Girlene Ferreira (Cajazeiras/PB)

21h - Praça Atriz Lacy Nogueira
Sarau Poesia de Quarta, com grupos da UFCG E IFPB (Cajazeiras/PB)

27/01 – quinta-feira
8h30 - Teatro
Oficina Cultura x personalidade empreendedora, com Priscilla Araújo (Patos/PB)

10h - Teatro
Roda de diálogo 'Circula Sertão: experiências de roteiros de circulação artística no sertão da Paraíba
Com: Ana Neiry (ONG Pisada do Sertão), Milton Dornellas (Secult-PB), Francisco Ernandes (ACATE)
Mediação: Pedro Santos (Funesc)

14h - Sala de Dança
Oficina Interpretando Monólogos, com João Paulo Soares (João Pessoa/PB)

20h - Teatro
Espetáculo 'Annonimos'
Sidney Malveira (Fortaleza/CE)

21h - Praça Atriz Lacy Nogueira
Sarau Feminino Sertão, com Alhandra Campos, Hortência Fernandes, Veruza Guedes e Vitória Sanz (Cajazeiras/PB)

Programação especial marca aniversário de 37 anos do Teatro ICA, em Cajazeiras

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes