Advogada presa por transmitir “recados” de facção criminosa é condenad

10/08/2022

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a condenação de uma advogada que integrava uma organização criminosa. Ela foi presa em 10 de junho de 2019, sendo um dos alvos da operação Emissários. A advogada foi condenada a 4 anos e seis meses de reclusão.

Além dela, outros advogados foram presos na operação Emissários. Segundo as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRN, eles eram responsáveis por repassar ordens dos chefes de uma facção criminosa que estavam detidos em unidades prisionais potiguares a integrantes do grupo que ainda estavam nas ruas.
Na denúncia, o MPRN apontou que a advogada integrava organização criminosa e atuava transmitindo recados, com teor criminoso, de presidiários custodiados no presídio estadual Rogério Coutinho Madruga para os demais integrantes da facção em liberdade, bem como o inverso, utilizando-se da sua atividade profissional de advogada, porém, com função diversa de patrocínio de causa processual.

Segundo a acusação do MPRN, mesmo não possuindo relação processual com os apenados do presídio estadual Rogério Coutinho Madruga, a advogada realizava visitas diárias a diversos presos da organização criminosa, favorecendo a manutenção das atividades da facção.

Na sentença condenatória, a Justiça destacou que “a integração da acusada à organização criminosa é inconteste. A partir dos diálogos captados, verifica-se claramente a associação voluntária da acusada à organização criminosa, valendo-se da sua condição de advogada para, durante as visitas aos internos, intermediar a comunicação entre os membros da organização criminosa que se encontravam privados de liberdade e os demais integrantes da organização soltos”.

O MPRN demonstrou no processo que a presença de detalhes para o cometimento de delitos tais como tráfico, associação para o tráfico de drogas, porte ou posse ilegal de armas de fogo, além do crime de organização criminosa.

Vereador de Santo Antônio no RN bate na ex-mulher e na ex-cunhada, víd

10/08/2022

O vereador Leandro Horacio, município de Santo Antônio-RN, está sendo acusado pela ex-esposa e por sua irmã (ex-cunhada) de espancamento em via pública, fato devidamente registrado em vídeo na noite dessa segunda feira, 08 de agosto.

De acordo com a ex-cunhada, que aparece em vídeo narrando o caso, o agressor a agarrou pelos cabelos, arrastando-a e agredindo-a também após tentativa frustrada de defender sua irmã (ex do vereador) de ser agredida por ele. “As duas estão completamente destruídas fisicamente e emocionante após as agressões do vereador”, disse testemunha. Jair Sampaio

Campanha incentiva o voto de pessoas com mais de 70 anos; quase 10 mil

09/08/2022

Começou nesta segunda-feira (8), em rede nacional de rádio e televisão, a nova campanha institucional da Justiça Eleitoral que incentiva o voto de pessoas com 70 anos ou mais.

Nas Eleições 2022, quase 10 milhões de eleitores estão nessa faixa etária com voto facultativo. Ou seja, não são obrigados a votar, mas estão aptos caso queiram exercer o direito de escolher seus representantes políticos.
De 70 a 74 anos são 5.873.026 eleitoras e eleitores, enquanto outros 3.852.604 têm de 75 a 79 anos. No total, 9.725.630 estão cadastrados para votar.

A campanha transmite a seguinte mensagem: “Quem vota com ou depois dos 70 anos é mais que uma eleitora ou eleitor, é um exemplo de cidadania. Seja você o maior exemplo. A democracia agradece”.

STF manda à PGR pedido de investigação contra Bolsonaro

09/08/2022

Nesta segunda-feira (8), a ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou para a PGR uma solicitação de investigação do presidente Jair Bolsonaro (PL) por causa dos ataques feitos contra as urnas eletrônicas e o processo eleitoral , sem apresentar provas, em encontro com embaixadores.

Agora a Procuradoria-Geral da República analisará o despacho e vai decidir se pede a instauração do processo.
"Determino, assim, a abertura de vista dos autos à Procuradoria Geral da República, a quem cabe a formação da opinio delicti em feitos de competência desta Suprema Corte, para manifestação no prazo regimental", escreveu a ministra no documento.

Diferença entre Lula e Bolsonaro diminui seis pontos, mostra BTG Pactu

09/08/2022

O ex-presidente Lula (PT) caiu três pontos percentuais nas intenções de voto para a presidência da República e o presidente Jair Bolsonaro (PL) subiu três pontos na nova rodada de pesquisa feita pelo Instituto FSB para o banco BTG Pactual divulgada nesta segunda-feira (8/8). Com isso, a diferença entre os dois na corrida ao Planalto diminuiu em seis pontos. A diferença que era de 13 pontos, passou para sete. O petista está com 41% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 34% no primeiro turno.


A mudança no cenário ocorre três semanas após a redução no preços dos combustíveis e a aprovação da PEC Emergencial. Após as medidas, a avaliação do governo também teve melhora. Em julho, 47% avaliavam a gestão de Bolsonaro como ruim ou péssima, agora são 44%. Entre os que acham ótimo ou bom, o número subiu de 31% para 33%.A pesquisa também mostra o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 7% dos votos, a ex-senadora Simone Tebet (MDB) com 3% e André Janones (Avante) com 2%. José Maria Eymael (DC) e Pablo Marçal (Pros) têm 1% cada.

Na primeira pesquisa já no período eleitoral, o levantamento ainda aponta que 82% dos eleitores de Bolsonaro dizem que a decisão já está tomada e que não vai mais mudar. Entre os eleitores de Lula, o percentual é de 81%.

Segundo turno
Na simulação de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a pesquisa mostra que o petista vence com 51% dos votos contra 39% de Bolsonaro. A diferença entre os dois também diminuiu. Na última pesquisa, Lula tinha 54% e Bolsonaro 36%.
Lula também vence Ciro Gomes e Simone Tebet em um possível segundo turno. Nas simulações com Bolsonaro, Ciro Gomes vence o atual presidente e Bolsonaro vence Simone Tebet.

Bandidos atiram contra destacamento da PM e metralham viatura no RN

09/08/2022

De acordo com o jornalista Gustavo Negreiros, criminosos atiraram contra o destacamento da Polícia Militar no município de Sítio Novo e chegaram a atingir uma das viaturas que estava parada no local.

Os estilhaços dos disparos, aparentemente de fuzil 762, revólver 38 e ponto 40, teriam ferido um sargento que estava no veículo, mas ele passa bem.

Apontado pelo Ministério Público como 'mensageiro do crime', advogado

09/08/2022

Um advogado foi preso nesta segunda-feira (8) suspeito de integrar uma organização criminosa que atua dentro e fora de unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Além do advogado, a ação cumpriu outros quatro mandados de prisão contra detentos. As prisões fazem parte da Operação Carteiras 2.

O advogado foi preso na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal. Ele é apontado pelo Ministério Público Estadual como "mensageiro do crime".

A investigação do MPRN apurou que ele, por diversas vezes, trocou mensagens com detentos, estabelecendo a comunicação entre os internos integrantes da organização criminosa que ainda estão nas ruas e as lideranças encarceradas.

O MPRN informou que já ofereceu denúncia contra o advogado preso nesta segunda-feira e ele já é réu em ação penal. Na denúncia, o MPRN mostra que no dia 6 de outubro de 2021, o advogado entrou na penitenciária de Alcaçuz portando um print de conversa do aplicativo WhatsApp sobre venda de objeto ilícito.
No dia 27 de novembro passado, durante atendimento a internos da mesma unidade prisional, deixou cair um papel no parlatório que tratava de comunicação dos presos com integrantes da organização criminosa.
Para o MPRN, o advogado preso se aproveitava de suas funções para driblar a fiscalização penitenciária, usando criminalmente suas prerrogativas.
Na denúncia, o MPRN frisa que o advogado preso “não é mensageiro de simples faccionados, e sim de algumas lideranças mais importantes da organização criminosa, ou seja, estão atuando diretamente na gestão e manutenção da facção criminosa, que continua em plena atividade até os dias atuais.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes