Covid-19: Mossoró é a cidade do RN que mais perde vacinas



Clássico: ABC e América disputam neste domingo, às 16h, na Arena das Dunas

A retomada das atividades escolares da rede pública de ensino, em todo o estado, de forma híbrida. Essa é uma das sete recomendações constantes no mais recente relatório elaborado pelos pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica e Saúde (LAIS/UFRN).

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, publicou neste sábado (17) imagens na barragem de Oiticica, em Jucurutu, no Rio Grande do Norte. As obras físicas da parede do reservatório estão 90% executadas. "No governo @jairmessiasbolsonaro 'o sertão vai virar mar', afirmou no Instagram.
"Essa é a Barragem de Oiticica, em Jucurutu-RN. Obra que se arrastava há 30 anos, mas que agora será entregue. Serão 540 milhões de m3 garantindo segurança hídrica para todo Seridó norte rio-grandense. O Nordeste é prioridade", completou o ministro.
A Barragem de Oiticica é a maior obra de infraestrutura hídrica em andamento no RN, a 5ª maior do país, e será o 3º maior reservatório do Estado.
https://www.instagram.com/p/CNx-ozKgA7n/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_video_watch_again

Após mais de um ano sem aulas nas escolas públicas do Rio Grande do Norte, o Ministério Público do Rio Grande do Norte resolveu recomendar à governadora Fátima Bezerra (PT) e ao secretário de Estado da Educação, Getúlio Marques Ferreira, que no prazo máximo de 45 dias disponibilize meios que possibilitem aos alunos da rede pública estadual o retorno das aulas de forma remota.
Conforme publicação feita no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15), o MP recomenda que o estado “custeie ferramentas e recursos tecnológicos que viabilizem a conectividade à internet para os alunos da rede estadual de ensino que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica e sem acesso, ou com acesso limitado, aos ambientes virtuais que as escolas estão utilizando para a oferta de atividades escolares remotas”.
O MP também quer a governadora e o secretário apresentem, no prazo máximo de 20 dias, um plano de inclusão digital para rede de ensino do Estado do Rio Grande do Norte, com especificação das ações a serem implementadas, prazos e investimentos previstos para a respectiva execução.
O órgão ministerial dá um prazo de cinco dias, contados do recebimento da recomendação, para que o Governo preste informações aos órgãos de atuação da DPE e do MPE sobre o cumprimento ou não da recomendação.
As escolas públicas estaduais estão sem aulas presenciais desde o dia 17 de março de 2020, quando a pandemia começou a recrudescer no Rio Grande do Norte e em todo o País.

O Rio Grande do Norte superou, nesta quinta-feira (15), a marca de 5 mil mortes por Covid-19. De acordo com o boletim mais recente da Secretaria de Saúde do RN (Sesap), divulgado hoje, foram mais 18 óbitos registradas nas últimas 24h e 1.043 casos a mais confirmados, totalizando 210.458 em todo o Estado.
Com o novo registro, o RN chega à marca de 5.019 mortes causadas pela doença que já fez mais de 362 mil vítimas em todo o País.
Das mortes registradas nas últimas 24 horas no RN, foram 7 em Natal, 2 em Mossoró, 1 em Goianinha, 1 em Macaíba, 1 em Parnamirim, 1 em Assu, 1 em Pedro Velho, 1 em Serra de São Bento, 1 em Angicos, 1 em Felipe Guerra e mais uma em município do interior a ser informado.

Um casal relatou ter sido atacado por piranhas enquanto pescava em um trecho do rio no Sítio Santa Cruz, zona rural de Jardim de Piranhas. O ataque aconteceu na manhã deste sábado (27) e atingiu apenas a mulher, que imediatamente foi levada pra Jucurutu, cidade onde mora o casal. As informações são do Blog do Marcos Dantas.
De acordo com o engenheiro agrônomo Procópio Lucena, essa água do Rio Piranhas, no sítio Santa Cruz é represamento da Barragem de Oiticica. Isso significa dizer que a água é a mesma e essas piranhas estão em toda extensão do rio e certamente no barramento da Barragem de Oiticica.
“Toda atenção é necessária. É bastante perigoso e preocupante. As pessoas que costumam pescar ou tomar banho no rio piranhas ou barragem de Oiticica fiquem atentas e evitem essas práticas de lazer ou o façam com muito segurança e responsabilidade. A piranha é um peixe de água doce que tem fama pela violência no ataque, que pode ser realizado em grupo ou individualmente. Apesar da fama de má, não é uma assassina e nem uma devoradora de gente, mas é preciso ter cuidado e evitar. Os dentes das piranhas são afiados , pontiagudos e finos, efetuam uma punção rápida seguida de um corte incisivo, como você pode observar a perna-coxa da senhora atacada”, explicou Procópio ao blog.
Fonte: Portal Potiguar

Obelisco 90 FM