Instituto de Medicina Tropical confirma circulação de novas variantes

25/11/2022

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou a circulação de duas novas variantes do vírus SARS-CoV-2, da Covid-19, no Rio Grande do Norte.

A análise de 32 amostras positivas para a doença nas cidades de Natal e Parnamirim, no período de 21 de outubro a 17 de novembro de 2022, apontou que mais da metade era de novos tipos de variantes, sendo 16 da BQ.1 e duas amostras da nova cepa BN.1.5.

“Há um indicativo de que as novas variantes são mais transmissíveis, se observarmos a quantidade de novas variantes nas amostras analisadas e o aumento recente da quantidade de pessoas com covid-19”, considera Selma Jerônimo, diretora do IMT-UFRN

Com o aumento de casos de covid-19, a médica reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia, utilizar máscaras em locais fechados, além das demais medidas de biossegurança, como a higiene frequente das mãos.

O serviço de vigilância genômica realizado pelo IMT-UFRN ocorreu em parceria com o Instituto Butantã e o Getúlio Sales Diagnósticos. Além das novas cepas, 14 amostras apontaram para a circulação da variante BA.5, que já era encontrada no estado desde maio de 2022.

Os sequenciamentos e análises dos dados foram realizados pelos pesquisadores Francisco Freire Neto e Diego Gomes Teixeira, que detectaram a primeira amostra positiva para a nova variante BQ.1 em 8 de novembro.

Carga de cigarros contrabandeados é apreendida em barco no RN

25/11/2022

Uma carga de cigarros contrabandeados foi apreendida na manhã desta sexta-feira (25), em um barco que estava em um atracadouro clandestino na cidade de Porto do Mangue, no Oeste potiguar. A ação foi realizada pela Polícia Federal com apoio de policiais militares. Nenhum suspeito foi preso.

A estimativa inicial é de que a carga tenha mais de 1,3 milhão de maços de cigarros. A contabilização ainda não tinha sido concluída até a última atualização desta matéria. Se confirmada a quantidade, essa será uma das maiores apreensões registradas no Brasil em 2022, segundo a PF.

Além do material contrabandeado também foram apreendidas duas carretas, uma embarcação pesqueira e dois veículos que seriam utilizados pelos criminosos no contrabando.

"Os cigarros foram encontrados no momento em que uma grande embarcação pesqueira estava fazendo o transbordo dessa carga para duas carretas que se encontravam no local", afirmou o delegado federal Igor Conti.

A mercadoria e os veículos serão encaminhados à Receita Federal. Já as investigações para identificar a prender os envolvidos ficarão a cargo da Delegacia da PF em Mossoró, também no Oeste potiguar.

STTU libera trânsito na Avenida Felizardo Moura durante jogos

25/11/2022

O trânsito na Avenida Felizardo Moura será liberado durante os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. A medida da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) será válida a partir de segunda-feira (28), quando o Brasil enfrenta a Suíça a partir das 13h (horário de Brasília).

Também vai valer na partida do dia 2 de dezembro, às 16h, contra Camarões, e nas demais que venham a acontecer - no caso de classificação para as próximas fases do Mundial.

A STTU reforça que o trânsito será liberado apenas no horário dos jogos e que agentes de mobilidade estarão no local realizando a operação.

O órgão lembra ainda que a via permanece mão dupla e, portanto, requer atenção redobrada dos motoristas no trânsito.

Com nova lei, comissão analisa alterações em edital de concurso aberto

25/11/2022

O governo do Rio Grande do Norte sancionou e publicou nesta sexta-feira (25), no Diário Oficial do Estado, a lei que muda regras para ingresso de candidatos aprovados em concurso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte.

Com a mudança, o Corpo de Bombeiros confirmou ao g1 que a comissão do atual concurso aberto irá se reunir e analisar possíveis alterações no edital. O documento oferece 104 vagas para soldados e militares da área da Saúde. As inscrições estão previstas para serem concluídas no dia 30 de novembro.

O Corpo de Bombeiros não informou quando a reunião vai acontecer.

O projeto de lei para atualizar o Estatuto e critérios como altura mínima, idade mínima e máxima, e titulação de graduação superior exigida tinha sido enviado à Assembleia Legislativa pelo próprio Poder Executivo e foi aprovado pelos deputados estaduais na última terça-feira (22).

A partir da nova lei, o candidato aprovado em concurso público para praça deve passar por curso de formação, ter entre 21 e 35 anos de idade e graduação em nível superior, nos graus bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Os homens devem ter no mínimo 1,60m de altura, e as mulheres, 1,55m.

Até então, a altura mínima para os homens era de 1,65 e para mulheres, 1,60m. Além disso, os cursos de tecnólogos não eram aceitos pelas corporações como formação de nível superior. A idade máxima para ingresso como praça da PM ou do CBM era de 30 anos.

Também foram incluídas novas exigências para o ingresso de praças músicos, que precisarão ter comprovada habilitação técnica no instrumento exigido. No caso de praças da área da saúde, será exigida habilitação técnica acompanhada de registro no conselho profissional da categoria.

Segundo a publicação no Diário Oficial, a lei com as novas regras passou a valer a partir da sua publicação.


Paraibano suspeito de integrar facção criminosa do RN é preso

24/11/2022

Um paraibano de 26 anos foi preso em um flat no bairro de Piedade, no município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na quarta-feira (23). Ele é suspeito de fazer parte de uma facção criminosa do Rio Grande do Norte envolvida com assaltos a bancos e tráfico de drogas, entre outros crimes, segundo a Polícia Federal (PF), que divulgou o caso na manhã desta quinta-feira (24).

O homem, que não teve o nome divulgado pela PF, é natural da cidade de Santa Rita, na Paraíba, e foi preso na Avenida Bernardo Vieira de Melo. A Polícia Federal informou que, além do mandado de prisão preventiva, também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, resultando em um veículo Corolla e documentos apreendidos.

A prisão e as apreensões aconteceram no âmbito da Operação Pélagos. "O nome da operação é uma alusão à palavra 'oceano' em sua perspectiva de profundidade e tamanho, o que denota a relação de forte influência da organização criminosa investigada na respectiva área de atuação", informou a Polícia Federal, por meio de nota.

Os objetos apreendidos por policiais federais no Grande Recife ficam à disposição da coordenação da operação em Natal. Após fazer exame de corpo de delito, o paraibano foi levado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, onde fica à disposição da Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

Força-tarefa

A Operação Pélagos foi deflagrada na manhã da quarta-feira (23) pela Força-Tarefa Susp Natal, de combate ao crime organizado. Coordenado pela PF, o grupo conta também com a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Penal. O objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas, entre outros crimes, com atuação na Região Metropolitana de Natal.

Ao todo, 240 policiais foram às ruas para cumprir 42 mandados de busca e apreensão e 34 mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, na capital potiguar e nos estados do Acre, Rondônia, Paraíba, Ceará e Rio de Janeiro, além de Pernambuco.

A pessoas presas são encaminhadas à sede da Polícia Federal em Lagoa Nova, no Rio Grande do Norte, sendo depois conduzidas ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.

A Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Penitenciário Nacional, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte também integram a Força-Tarefa Susp.

Escolas públicas de Natal e do RN não terão aulas em horários de jogos

24/11/2022

As escolas da rede pública municipal de Natal e estadual do Rio Grande do Norte não terão aulas nos horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. A decisão foi comunicada pelas secretarias de educação.

Um ofício enviado pela pasta municipal comunica que as aulas matutinas permanecerão no horário normal e que os turnos vespertinos e noturno (EJA) não terão aulas, "cabendo aos professores encaminhar atividades pedagógicas para o estudante trazer em momento posterior".

Segundo a pasta, a decisão é baseada no Decreto Municipal 12.682, publicado nesta quarta-feira (23), que estabelece critérios de funcionamento nas repartições públicas de Natal durante os jogos.

A Secretaria Estadual de Educação informou que as aulas do turno vespertino no dia dos jogos do Brasil estarão suspensas. "As escolas deverão buscar repor esse horário dentro do calendário letivo", informou a pasta.

Os jogos do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar ocorreu ontem quinta-feira (24), às 16h, na segunda-feira (23), às 13h, e no dia 2 de dezembro, novamente às 16h.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) informou que também vai suspender as aulas nos horários de jogos e que as atividades nesta quinta-feira (24), dia da estreia, encerram às 14h.

UFRN

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ficou facultado ao servidor docente e técnico-administrativo flexibilizar o horário do expediente nos dias dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2022.

A instituição disse que ao flexibilizar o horário devem "ser preservados os serviços considerados essenciais, em conformidade com os termos da Portaria ME nº 9.763, de 9 de novembro de 2022" e que "as horas não trabalhadas serão objeto de compensação".

A Universidade recomendou ainda que não sejam feitas atividades avaliativas nos horários dos jogoso e que se considere a participação dos estudantes em caso de aula.

"A manutenção das atividades acadêmicas dependerá das condições necessárias para sua realização. Neste caso, recomenda-se que sejam consideradas possíveis limitações de participação dos estudantes, bem como não sejam realizadas atividades avaliativas nos horários dos jogos da Seleção Brasileira"

Tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023

24/11/2022

Projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica é que, no próximo ano, sete distribuidoras tenham reajuste na tarifa seja superior a 10%.

Famílias de baixa renda terão redução automática na conta de luz (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que a tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023. O dado foi apresentado nesta quarta-feira (23) ao grupo de Minas e Energia do governo de transição.

A projeção da agência é que, no próximo ano, sete distribuidoras tenham reajuste superior a 10%; 15 distribuidoras, reajuste entre 5% e 10%; 17 distribuidoras, reajuste entre 0% e 5%; e 13 distribuidoras, reajuste inferior a 0%.

No relatório apresentado durante a reunião com o grupo de transição, a Aneel destacou que os percentuais de reajuste dependem de premissas que podem ser alteradas até a homologação dos processos tarifários.

No encontro com o grupo de Minas e Energia, foram abordados ainda temas como a abertura do mercado livre, a evolução das tarifas, a qualidade do serviço, questões relativas à tarifa social, universalização, qualidade do serviço e satisfação do usuário.

“A Aneel apresentou durante o encontro um panorama das principais questões em discussão no setor elétrico, relativas aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização, além dos temas que estão atualmente em debate que merecem maior atenção da equipe de transição”, informou a agência.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes