Duas cidades do RN e comunidades abastecidas pela adutora Serra

29/11/2022

As cidades de Bodó e Lagoa Nova, além das zonas rurais da Conisa, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, vão entrar nos próximos dias no sistema de rodízio para o abastecimento de água. A informação foi divulgada pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern).

Segundo a Caern, de sexta a segunda-feira, haverá a suspensão de abastecimento para zona urbana de Lagoa Nova e Bodó para que seja feito o abastecimento integral da zona rural Conisa.

Já de segunda a sexta-feira será a vez da suspensão de abastecimento para zona rural Conisa até a próxima quadra invernosa, quando será possível nova recarga das cisternas da população desse setor mais crítico.

A zona rural Conisa é uma localidade composta de comunidades rurais da região Seridó atendidas pelo sistema da Adutora Serra de Santana.

Tradicionalmente, a área é conhecida pela dificuldade topográfica que traz maior dificuldade de abastecimento no período do ano em que o volume de chuvas é pequeno. A iniciativa da companhia visa melhorar a distribuição de água.

De acordo com a Caern, além da dificuldade no abastecimento, duas ocorrências de vandalismo no segundo semestre deste ano pioraram a situação: uma na estação elevatória de água bruta 2 de Cerro Corá, e o furto do cabeamento da estação elevatória de água tratada 3 do sistema Serra de Santana. Nesse último caso, foi provocado o desabastecimento integral de Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Lagoa Nova, Bobó e Cerro Corá.

Potiguares relatam como é trabalhar nos horários das partidas da copa

29/11/2022

Enquanto muitos conseguem uma folga para aproveitar os jogos do Brasil na Copa do Mundo, há trabalhadores que se mantêm no serviço, outros que até têm um fluxo de atividade maior nesses horários e alguns que fazem parte dos serviços essenciais e precisam estar a postos durante os duelos.

Boa parte da cidade para, já que o comércio de rua também tem fechado as portas nas partidas do Brasil, mas trabalhadores como os motoentregadores e garçons, por exemplo, continuam a operar. E a demanda costuma ser grande nesses momentos.

Em algumas cooperativas de motoboys, apenas quem fica na sede consegue assistir algumas partes dos jogos.

"Se a gente parar, a população fica sem receber o seu produto em casa. Agora a gente dá aquela pausa no jogo porque somos brasileiros e temos direito de ver o jogo. Tem que ir, porque o que vale mais é o bordado para pagar as contas", disse o motoentregador Gidailton França.

O serviço púbico, em geral, tem horário reduzido nos dias de jogos da seleção, tanto na esfera municipal, quanto estadual. No entanto, os serviços essenciais, como o trabalho dos socorristas, policiais e bombeiros militares, não param.

"A profissão de bombeiro não é uma profissão, é um estilo de vida. Então, para a gente não tem feriado, não tem dia santo, não tem dia de jogo, não tem nada, sempre estamos prontos a atender a população", disse o cabo Paulo Róseo, do Corpo de Bombeiros.

"Está todo mundo trabalhando, não tem ninguém parado. Nada modifica. Se tiver um tempinho, dá pra passar e ver, mas parar pra ver não", explicou a auxiliar de enfermagem Tânia Maria, que trabalha no Hospital Walfredo Gurgel.

Outro ponto em que os trabalhadores permanecem é nas praias. No calçadão de Ponta Negra, os dias de jogos tem mostrado um público bem abaixo do que geralmente comparece e alguns quiosques nem abrem.

"O movimento está fraco por causa do jogo", lamentou nesta segunda-feira, dia do jogo entre Brasil e Suíça, a proprietária de um quiosque na praia, Maria Alves da Silva.

Já os bares recebem uma demanda ainda maior em horários de jogos do que nos horários à tarde em dias de semana. Alguns precisaram contratar mais garçons para poder dar conta dos clientes.

E se engana quem pensa que dá para assistir ao jogo e servir as mesas ao mesmo tempo.

"A gente não para de trabalhar, recebendo muitas pessoas. O atendimento fica bem pegado, mas a gente contrata mais pessoas. Estamos com quatro pessoas a mais, para poder atender essa demanda aí da Copa. Não dá para parar pra assistir. Para ter ideia, aquele golaço do Richarlison eu fui assistir só na madrugada", contou Wagner Dias, que é sócio de um bar em Ponta Negra, na Zona Sul de Natal.

O próximo jogo do Brasil na Copa do Mundo é na sexta-feira (2), contra Camarões, às 16h (horário de Brasília).

Polícia Civil deflagra operação contra organização de tráfico de droga

29/11/2022

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou uma operação, nesta terça-feira (29), para combater uma organização criminosa voltada ao crime de tráfico de drogas na região de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar. Sete pessoas foram presas.

Os agentes da Delegacia de Pau dos Ferros buscavam cumprir 20 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão temporária nas cidades de Pau dos Ferros, Francisco Dantas, Portalegre e Antônio Martins.

A operação denominada "Guardião da Várzea" contou com o apoio de cerca de 120 policiais civis e militares. As investigações, que duraram cerca de quatro meses, desvendaram um núcleo oriundo do estado do Ceará, que revendia material entorpecente para outros traficantes do Alto Oeste Potiguar.

Dentre os suspeitos presos por força de mandado, cinco também foram autuados em flagrante delito pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo e munições; com eles, foram apreendidos: dinheiro fracionado, aparelhos celulares, três armas de fogo e porções de entorpecentes.

Eles foram conduzidos até a delegacia e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Casal morre após moto colidir de frente com carro na BR-226 em Natal

29/11/2022

Um casal morreu após um acidente de trânsito na noite de segunda-feira (28) na BR-226 em Natal. A moto em que o homem e a mulher estavam bateu de frente com um carro na rodovia.

O caso aconteceu por volta das 19h em uma curva perto da entrada do bairro Guarapes, Zona Oeste da capital, próximo ao limite com o município de Macaíba.

O condutor e a passageira, que eram marido e mulher, voltaram da casa de amigos, após assistirem ao jogo da seleção brasileira, quando bateram de frente com um carro de passeio modelo Uno.

O serralheiro Francisco Nunes da Silva, de 55 anos, morreu dentro da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Esposa dele, a dona de casa Vilma Lúcia de Oliveira, de 54 anos, ainda foi socorrida com vida ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, na Zona Leste de Natal, mas não resistiu e morreu por volta das 20h30.

O casal morava em Macaíba e tinha três filhos.

Segundo a PRF, o condutor do carro teve ferimentos leves. Os policiais rodoviários federais fizeram teste do bafômetro, que constatou que ele não estava alcoolizado.

Sarampo: com crianças sem vacinação, OMS alerta para crescente ameaça

25/11/2022

Ao menos 40 milhões de crianças não estão com o esquema completo de vacinação contra o sarampo, o que aumenta o risco de surtos globais, alertaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) durante divulgação de relatório na quarta-feira, 23. Ainda de acordo com a entidade, o número de crianças vacinadas contra a doença vem diminuindo desde o início da pandemia de covid-19.

Doença que pode ser prevenida por vacinação, o sarampo é um dos vírus humanos mais contagiosos do mundo. Desta forma, é necessária uma cobertura de 95% ou mais de 2 doses de vacina para criar imunidade coletiva. “No entanto, atualmente apenas 81% das crianças receberam a primeira dose de vacina e 71%, tomaram a segunda dose. Estas são as taxas de cobertura global mais baixas da primeira dose de vacinação contra o sarampo desde 2008”, alerta o relatório.

O declínio é considerado um revés significativo no progresso global para alcançar e manter a eliminação do sarampo, além de deixar milhões de crianças suscetíveis à doença.

“Enquanto as vacinas contra a covid-19 foram desenvolvidas em tempo recorde e implementadas na maior campanha de vacinação da história, os programas de imunização de rotina foram seriamente interrompidos e milhões de crianças perderam as vacinas que salvam vidas contra doenças mortais como o sarampo”, alertou Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

Conforme a publicação, em 2021, foram registrados cerca de 9 milhões de casos de sarampo e 128 mil mortes pela doença em todo o mundo.

Além da diminuição na cobertura vacinal, a ameaça iminente em todas as regiões do mundo se deve ainda à vigilância enfraquecida contra a doença e interrupções contínuas nas atividades de imunização em razão da covid-19, assim como grandes surtos persistentes ao longo deste ano.

“O número recorde de crianças sub-imunizadas e suscetíveis ao sarampo mostra os profundos danos que os sistemas de imunização sofreram durante a pandemia da covid-19”, afirmou a diretora do CDC, Rochelle P. Walensky. Em 2021, quase 61 milhões de doses de vacina contra o sarampo foram adiadas ou perdidas devido a atrasos relacionados à pandemia em campanhas de imunização em 18 países.

O CDC e a OMS pedem ainda ação coordenada para que as crianças que estão desprotegidas sejam, o quanto antes, imunizadas. “De acordo com a estratégia de imunização global da Agenda de Imunização 2030, os parceiros globais continuam comprometidos em apoiar investimentos no fortalecimento da vigilância como um meio de detectar surtos rapidamente, responder com urgência e imunizar todas as crianças que ainda não estão protegidas contra doenças evitáveis por vacinação”, acrescentou o relatório.

Conhecido pela medicina desde a Idade Média, o sarampo chegou a ser considerado a segunda maior causa de mortalidade infantil no mundo no início da década de 1990. Com o passar do tempo e expansão da vacinação, acreditou-se que logo a doença seria erradicada. Entretanto, no começo de 2019, a OMS divulgou que as ocorrências aumentaram em proporção alarmante de 300% em todo o mundo.

Causado por um vírus, o sarampo é uma doença de caráter contagioso que pode ser transmitida por secreções, tosse ou espirro, além de passar pelo ar. Entre os principais sintomas estão: manchas avermelhadas que surgem no rosto e se espalham pelo corpo, febre alta, coriza, dor de cabeça, tosse e conjuntivite.

Brasil

Após os últimos casos da doença no ano de 2015, o Brasil recebeu em 2016 a certificação da eliminação do vírus. Nos anos de 2016 e 2017, não foram confirmados casos da doença no País. Em 2018 foram 9.325 registros. No entanto, em 2019, após um ano de circulação do vírus do mesmo genótipo, o Brasil perdeu a certificação de “País livre do vírus do sarampo”, dando início a novos surtos, com a confirmação de 20.901 casos da doença.

Em 2020 foram confirmados 8.448 casos e, em 2021, foram 676 notificações positivas. Neste ano, levando em consideração números até agosto, o Brasil registrou 2.005 casos suspeitos, dos quais 1.666 foram descartados. Na época, quase 300 seguiam em investigação. São Paulo, Rio de Janeiro, Amapá e Pará estavam entre os Estados brasileiros com notificações confirmadas.

A reportagem aguarda retorno do Ministério da Saúde para atualizar os números.

Médicos paralisam atendimentos em unidades de saúde de Natal

25/11/2022

Médicos da cooperativa que presta serviço à prefeitura de Natal paralisaram as atividades em hospitais da cidade nesta quinta-feira (24). Segundo eles, há atraso nos pagamentos.

A vendedora Renata Gisele levou o filho de sete anos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do conjunto Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal. A criança está há três dias com febre, garganta doendo e dor de barriga. Depois de esperar mais de duas horas, ela foi informada que o filho não seria atendido.

"Ele não conseguiu ser atendido, porque a menina disse que é só se tiver morrendo, nesses termos. Ela falou que hoje não tem como porque estavam em greve", afirmou.

A comerciante Ana Cristine também não sabia se conseguiria ser atendida na unidade. Depois se aguardar mais de duas horas, ela resolveu fazer um protesto nas redes sociais.

"A gente chega aqui para ser atendido, faz um tempão que estou aqui, e não tem médico. É um absurdo", considerou.

De acordo com a Cooperativa de Médicos do Rio Grande do Norte, os profissionais paralisaram as atividades por causa de um atraso de três meses nos pagamentos. Ainda segundo a Coopmed, a Secretaria Municipal de Saúde foi notificada quanto ao atraso.

A Coopmed informou que, durante a paralisação, os serviços de alta e média complexidade seguem funcionando para pacientes internados e cirurgias de urgência. Os ambulatórios fecharam e as UPAs e porta de urgências funcionam com 30% da capacidade. Maternidades e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mantêm o pleno funcionamento.

A Inter TV Cabugi procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, mas não recebeu retorno sobre o assunto até a última atualização desta matéria.

Poste cai em cima de moto após ser atingido por carro na Zona Sul

25/11/2022

Um carro atingiu um poste e derrubou a estrutura sobre o viaduto de Ponta Negra, Zona Sul de Natal, na manhã desta sexta-feira (25). Na queda, o poste atingiu uma motocicleta que passava pelo local. O condutor ficou ferido.

A Polícia Rodoviária Federal informou que o caso aconteceu por volta das 5h.

De acordo com o policial rodoviário federal José Aldenir, testemunhas informaram que o motorista do carro foi encontrado dormindo dentro do veículo. No entanto, o homem fugiu do local antes da chegada da polícia.

Com a queda do poste sobre a via, uma motocicleta foi atingida. "O condutor, que é um vigilante de uma empresa de segurança, estava trabalhando, veio logo no momento que o poste caiu. Ele está no momento hospitalizado, teve algumas lesões", afirmou o PRF.

Como há uma lesão, o motorista do carro poderá responder um inquérito.

Uma equipe da Companhia de Energia do Rio Grande do Norte (Cosern) foi ao local para evitar risco de choques e acionou a empresa contratada pelo município para reparo da estrutura.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes