Eleições 2022: Raimundo Lira anuncia pré-candidatura ao Senado Federal

06/01/2022

O ex-senador Raimundo Lira (PSD), anunciou a pré-candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2022. Em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio, nesta quarta-feira (5), Lira revelou que vai disputar novamente o cargo que ocupou de 2014 a 2019.

“Eu me sinto preparado. Eu tive uma experiência muito positiva no Senado Federal. Me sinto preparado para voltar novamente. Acredito que a minha escolha foi acertada e quero mostrar a Paraíba mais uma vez como se exerce a função de senador.”, afirmou o ex-senador.

Lira não tentou a reeleição em 2018, por conta de questões familiares. Na ocasião, sua ex-exposa, Gitana Lira, que faleceu em 2020, passava por problemas de saúde.

O pré-candidato ao Senado tem 78 anos, é formado em economia, e já liderou o Senado Federal em 2018, pelo PMDB. Também atuou na comissão especial que analisou o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 2015.

Atualmente filiada ao PSD, o ex-senador é uma das apostas do partido para fortalecer sua base no Congresso. Questionado sobre a aproximação entre a legenda e o governador João Azevêdo (Cidadania) e a possibilidade da formação de uma uma aliança, o pré-candidato ao Senado se esquivou.

“A gente deu total liberdade para Romero tomar a posição que ele achasse que era conveniente para si. Em qualquer circunstancia ele terá liberdade para tomar a decisão que for melhor para ele. Acredito que Romero como deputado federal vai ser o mais votado do estado. Ainda não tem nada definido em relação a isso (aliança com João). Não defendo nada, nem sou contra nada.”, completou.

Resiliência eleitoral e de popularidade marcam o 2021 da governadora

06/01/2022

A governadora Fátima Bezerra (PT) é uma sobrevivente política de 2021. Ela não teve sossego diante de uma oposição articulada, qualificada e em alguns momentos sem escrúpulos.

Sua maior derrota política no ano foi a instalação da CPI da covid. Numa falha ela ficou minoritária na comissão mesmo tendo maioria no plenário.

Aí foi uma questão técnica que permitiu a oposição tirar proveito político: Fátima fez maioria no varejo, mas as decisões são tomadas pelos partidos, em sua maioria controlados por adversários.

Fátima foi alvo dia sim dia também da CPI que se não trouxe nada de novo permitiu a produção de manchetes negativas e vazamentos seletivos do presidente Kelps Lima (SD).

A investigação terminou limitada aos respiradores e na falta do que incriminar a governadora restou a pantomima de pedir o indiciamento dela por “não ter como não saber que os equipamentos não chegariam”.

Mas o ano da governadora não se resume a CPI.

Os índices de violência diminuíram, ela investiu em novos cursos de formação de policiais, converteu os leitos/covid para a rede pública e finalmente pode anunciar alguns investimentos em infraestrutura como o plano de recuperação de estradas que está saindo do papel.

Fátima ainda resistiu a uma enxurrada de fake news como a de que ela estava estocando vacinas ou usando dinheiro da covid para pagar salários. Esta última de tão absurda gerou uma histórica nota do Tribunal de Contas do Estado fazendo o desmentido.

Durante boa parte do primeiro semestre cada boa notícia era precedida de uma enxurrada de informações falsas para confundir a opinião pública local.

Mas a popularidade e as intenções de voto de Fátima permaneceram estáveis ao longo do ano. Ela consegue um feito inédito de uma governadora do RN em fim de terceiro ano de mandato neste século: lidera as pesquisas para a reeleição e mantém uma aprovação maior que a desaprovação na maioria das pesquisas.

Já assinalamos nesta página que nem a única governadora reeleita neste século, Wilma de Faria, conseguiu este feito.

Apesar do eleitorado não deixar claro se a eleição deste ano será de mudança ou continuidade, os adversários de Fátima que estão fora do espectro bolsonarista apostam na segunda possibilidade e tentam se aproximar dela.

Fátima encerrou 2021 com os adversários diminuindo o tom e celebrando a terceira das quatro folhas em atraso que recebeu de Robinson Faria (PSD) sendo paga e cumprindo a promessa de fazer a autonomia financeira da UERN.

O Governo de Fátima tem muitos defeitos, mas é inegável que faz uma gestão acima da média de seus últimos antecessores.

Vergonha! Médica potiguar convoca protesto contra vacinação de criança

06/01/2022

A médica Roberta Lacerda tanto fez que conseguiu. Ela esteve ontem na Câmara dos Deputados convidada pela parlamentar negacionista Bia Kicis (PSL/DF) para fazer pregação contra a vacinação contra covid em crianças.

Lacerda, que ficou famosa nas redes sociais por defender medicamentos comprovadamente ineficazes contra a covid-19, andou no final do ano propondo um protesto contra o passaporte da vacina para crianças.

Chegou a apresentar a ideia no dia 31 de dezembro. “Às ruas!!! Dia 4 de janeiro!!! Nosso novo dia de luta pela liberdade!!!”, escreveu no Twiter ao comentar a decisão do ministro do STF Ricardo Lewandowski que permitiu a cobrança do passaporte da vacina nas universidades federais.

A ideia flopou e agora ela já defende um outro protesto, desta vez para o dia 7 de janeiro, ás 14h, na Praça da Sé.

Lacerda segue surfando no negacionismo, arengando com a realidade e apostando em remédio de piolho como solução para covid-19.

Ponta pé inicial: Jean Paul se reúne com Walter e Garibaldi em prévia

06/01/2022

O Senador Jean recebeu para um almoço em sua casa a senadora Simone Tebet, candidata à presidência do Senado Federal, o deputado Walter Alves, presidente do MDB-RN, e o ex-ministro Garibaldi Alves.

Tebet está em Natal de passagem com o marido e foi convidada por Jean para um almoço na residência do senador. Walter e Garibaldi Alves também estiveram no encontro. Os três políticos do RN publicaram a mesma foto nas redes sociais.

O ex-senador Garibaldi e Walter Alves compartilharam a mesma publicação. “Registro de um encontro agradável, nesta tarde, com a senadora @simonetebet, do MDB, acompanhada de seu esposo, deputado estadual @dep.eduardorochams, também do MDB no Mato Grosso do Sul, na residência do senador @senadorjean, que nos convidou para um almoço.”, escreveram.

“Hoje tive o prazer de receber em um almoço a minha querida colega de Senado, @simonetebet, que está de passagem pelo Rio Grande do Norte com seu marido. Compareceram também o presidente estadual do MDB, deputado federal @walteralvesrn, e o ex-senador @garibaldifilho_.”, publicou Jean

Cirurgia em Sandra Rosado é bem-sucedida

06/01/2022

A cirurgia oncológica a que se submeteu a ex-deputada federal Sandra Rosado (PSDB) foi encerrada no final da manhã desta quarta-feira.

O procedimento foi realizado na Policlínica de Natal pelos médicos Luís Murilo e Carol Diógenes.

A cirurgia foi considerada um sucesso e ela já está no apartamento iniciando a recuperação.

Sandra foi diagnosticada com um câncer de mama em fase inicial no dia 22 de dezembro.

Ex-vice-prefeito de Boa Saúde(RN) é assassinado em Natal

06/01/2022

O ex-vice-prefeito de Boa Saúde(RN), Pedro Francisco do Santos, conhecido como Pedro de Birico, foi assassinado na tarde desta quarta-feira(05/01), em frente a um lava a jato na Avenida Deodoro da Fonseca, na Cidade Alta, na Zona Leste de Natal. Dono do empreendimento, Pedro de Birico, de 56 anos, foi atingido por quatro disparos.
De acordo com o delegado Roberto Andrade, da Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa, a polícia trabalha com a possibilidade de ter acontecido um latrocínio (roubo seguido de morte).
Segundo a DHPP, dois criminosos entraram no lava a jato e anunciaram o assalto. Pedro dos Santos, então, teria reagido e partido para cima dos assaltantes com um martelo. Foi nesse momento em que ele foi alvejado e morreu no local.
Pedro de Birico iniciou oficialmente sua vida pública ao se eleger vereador em Boa Saúde(cidade da região Agreste Potiguar) no ano de 1996, pelo PPB, obtendo 137 votos. Reelegeu-se nos pleitos de 2000(também pelo PPB, com 300 votos) e 2004(pelo PL, com 373 votos),
Em 2008 foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada pela ex-prefeita Maria Edice Francisco e Felix, ocupando o cargo de 2009 a 2012.
Nas eleições de 2012 Pedro de Birico saiu candidato a prefeito pelo PMDB, conquistando 2.822 votos, entretanto, perdeu a disputa para o ex-prefeito Paulo de Souza Segundo(Paulinho).
Pedro voltou a disputar o cargo de vice-prefeito nos pleitos de 2016(na chapa de Dr. Wellington) e em 2020(na chapa da ex-prefeita Edice), sem êxito. Era casado com a atual vereadora Aldenir, e pai de 2(dois) filhos.

TSE divulga calendário oficial das eleições de 2022; confira datas

06/01/2022

Com o começo do ano em que haverá eleições, inicia-se uma sucessão de etapas e procedimentos que culminarão na eleição de 2 de outubro, data do primeiro turno, quando milhões de brasileiros devem ir às urnas para a escolha de presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

Pelo calendário oficial aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o segundo turno ocorre em 30 de outubro, caso nenhum dos candidatos a presidente alcance a maioria absoluta dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). O mesmo ocorre nas disputas para o cargo de governador.

Já desde 1º de janeiro, as pesquisas eleitorais precisam ser devidamente registradas junto à Justiça Eleitoral, e os órgãos públicos têm limitadas as despesas com publicidade, por exemplo. Há também restrições quanto à distribuição gratuita de bens e valores aos cidadãos e cidadãs.

A campanha eleitoral com comícios, distribuição de material gráfico, propagandas na internet e caminhadas deverá ocorrer a partir de 16 de agosto. Já as peças publicitárias em horário gratuito de rádio e televisão ficam liberadas entre 26 de agosto e 29 de setembro.

Entre as datas mais importantes para os candidatos está a janela partidária, entre 3 de março e 1° de abril. Esse é o único período em que parlamentares podem mudar de partido livremente, sem correr o risco de perder o mandato.

Outra data importante é 2 de abril, exatamente seis meses antes da eleição. Essa é a data limite para que todos os candidatos estejam devidamente filiados aos partidos pelos quais pretendem concorrer.

O 2 de abril é também a data a partir da qual os ocupantes de cargos majoritários – presidente, governadores e prefeitos – renunciarem aos mandatos caso queiram concorrer a cargo diferente do que já ocupam.

As convenções partidárias devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, quando todas as legendas devem oficializar a escolha de seus candidatos. Os registros de todas as candidaturas devem ser solicitados até 15 de agosto.

No caso do eleitor, uma das datas a que se deve ficar mais atento é o 4 de maio, quando se encerra o prazo para emitir ou transferir o título de eleitor. Em 11 de julho, a Justiça Eleitoral deve divulgar quantos cidadãos encontram-se aptos a votar. O número serve de base para o cálculo do limite de gastos na campanha.

O calendário completo, com todas as etapas até a diplomação dos eleitos, mês a mês, pode ser conferido no portal do TSE.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes