MP investiga corrupção e desvio de dinheiro público
Operação 'A Teia' foi deflagrada nesta quarta-feira (16) e cumpre mandados em Jardim de Piranhas, Caicó e Florânia.
Operação 'A Teia' foi deflagrada nesta quarta-feira (16) e cumpre mandados em Jardim de Piranhas, Caicó e Florânia.
Sangria do açude aconteceu no domingo após fortes chuvas em todas as regiões do estado.
O Açude Público de Encanto, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, sangrou no domingo (13) após as fortes chuvas que atingiram o estado no fim de semana.
O manancial possui capacidade para 5.192.538 m³ de água. Além dele, outros 29 reservatórios de água do estado subiram de nível.
Os dados foram publicados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) na segunda-feira (14). O órgão monitora 47 reservatórios em todo o RN.
A principal barragem do RN, a Armando Ribeiro Gonçalves, subiu de 46,3% para 46,5% da capacidade total. Já Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, subiu para 33,8%.
Veja todos os reservatórios que subiram de nível:
Açude Público de Encanto - 100%
Armando Ribeiro Gonçalves - 46,5%
Santa Cruz do Apodi - 33,8%
Malhada Vermelha - 23%
Flechas (São José da Penha) - 86%
Pau dos Ferros (Pau dos Ferros) - 41%
Tourão (Patu) - 8%
Santana (Rafael Fernandes) - 83%
Beldroega (Paraú) - 38%
Boqueirão (Parelhas) - 10%
Caldeirão (Parelhas) - 6%
Brejo (Olho D'Água do Borges) - 8%
Carnaúba (São João do Sabugi) - 21%
Cruzeta (Cruzeta) - 4%
Esguicho (Ouro Branco) - 0,07%
Itans (Caicó) - 1%
Japi II (São José do Campestre) - 6%
Lucrécia (Lucrécia) - 35%
Marcelino Vieira (Marcelino Vieira) - 85%
Morcego (Campo Grande) - 31%
Pataxó (Ipanguaçu) - 24%
Pilões - 26%
Barragem de Poço Branco - 11%
Rio da Pedra (Santana do Matos) - 14%
Rodeador (Umarizal) - 64%
Sabugi (São José Sabugi) - 17%
Santo Antônio de Caraúbas - 24%
Tabatinga (Macaíba) - 10%
Somadas, as reservas hídricas superficiais totais do RN acumulam atualmente 38,4% da capacidade total.
Nível de alerta
Apesar de alguns mananciais terem subido de nível, muitos seguem ainda com menos de 10% da capacidade atualmente, como o de Itans, em Caicó; Esguicho, localizado em Ouro Branco; o açude público de Cruzeta; Brejo, localizado em Olho-d'Água do Borges; Tourão, localizado em Patu; Zangarelhas, localizado em Jardim do Seridó; Caldeirão de Parelhas; Marechal Dutra, também conhecido como Gargalheiras, localizado em Acari; Dourado, localizado em Currais Novos; Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz; Inharé, localizado em Santa Cruz; e Japi II, localizado em São José do Campestre.
O relatório também aponta a situação das lagoas. A Lagoa de Extremoz tem 76% da capacidade total. Já a Lagoa do Bonfim também aumentou para 44,7% da capacidade.
A Lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, acumula tem 85,05% da capacidade ocupada, quase 2% a mais que no relatório do fim de fevereiro.
Decisão do Tribunal Superior Eleitoral da noite desta terça-feira (15) garantiu a manutenção dos direitos políticos de Robinson Faria, acatando recurso do ex-governador
A informação foi repassada ao Blog Daniela Freire pela vereadora Nina Souza, presidente da Comissão de Justiça da Casa, onde a derrubada do veto parcial ao PL nº 834/2021 foi sugerida através de parecer votado nesta segunda A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal de Natal aprovou nesta segunda-feira um parecer sugerindo a rejeição pelos vereadores do veto parcial da Prefeitura de Natal ao Projeto de Lei nº 834/2021, de autoria do Chefe do Poder Executivo, que trata de um reajuste de 6,42% no salário dos professores do Município.
Segundo Nina Souza, presidente da comissão, o clima na Casa é “uníssono” a favor da derrubada do veto, referente à emenda coletiva encartada pelos edis natalenses em junho de 2022, para chegar aos 12,84% de aumento que a categoria tem direito desde o ano passado, de acordo com a lei 6.425 de 2013, que estabelece o piso salarial dos professores.
“A gente vai derrubar por unanimidade”, afirmou a vereadora ao Blog Daniela Freire.
De acordo com Nina Souza, a Prefeitura de Natal justificou o veto parcial ao PL alegando falta de orçamento. Ela explicou que o grande problema enfrentado pelo Executivo com relação aos novos percentuais não são os servidores ativos, “porque o aumento deles dá para cobrir com recursos do Fundeb”. “A preocupação é com relação aos inativos por conta da paridade, ou seja, todo aumento para os professores ativos tem que ser dado para os inativos”, disse ao Blog.
Nina lembrou, no entanto, que o aumento é direito conquistado pela categoria através de lei federal e de lei municipal. “E por isso a matéria vai ser uníssona. Esse é o clima que dominará o Plenário”.
A matéria deverá chegar nesta quarta-feira no plenário da Câmara Municipal de Natal.

O ex-senador e ex-governador Garibaldi Alves Filho, presidente de honra do MDB no Rio Grande do Norte, defendeu nesta terça-feira (15) uma “terceira via” para as eleições presidenciais de outubro.
Em entrevista à TV Ponta Negra, Garibaldi disse que gostaria de ver eleito um presidente que fosse alternativa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao presidente Jair Bolsonaro (PL), líderes das pesquisas até agora.
“Eu tenho preocupação, e acredito que você tenha também, com essa polarização. Eu gostaria – mas, infelizmente, posso não estar falando pela maioria do povo brasileiro – que nós tivéssemos uma alternativa, uma terceira via, para escolher o próximo presidente. (Alguém) que tivesse um novo projeto e que nos deixasse longe dessa refrega partidária que está realmente deixando o povo numa dúvida muito grande, numa perplexidade muito grande”, enfatizou o ex-senador.
A declaração de Garibaldi acontece no momento em que o MDB dialoga com o PT em vários estados para construir palanques para as eleições de 2022. O próprio ex-presidente Lula esteve no Rio Grande do Norte em agosto para uma conversa com Garibaldi e o filho dele, o deputado federal Walter Alves, para cortejar o apoio deles. Na ocasião, Lula defendeu que o MDB e o PT estejam juntos na eleição do RN.
Durante a entrevista, Garibaldi Filho confirmou que será candidato a deputado federal nas próximas eleições e admitiu que a família Alves está dividida politicamente, mas que isso não será obstáculo para a eleição. Ele citou que ele e os primos Henrique Alves, ex-ministro, e Carlos Eduardo, ex-prefeito de Natal, podem estar em caminhos diferentes na próxima eleição.
“A vida às vezes leva a gente a caminhos diferentes, opções diferentes. Não posso deixar de dizer que tanto Henrique quanto Carlos Eduardo têm as suas posições, suas preferências. E eu fiquei no outro patamar. Tomei outro rumo”, acrescentou o ex-governador.
Durante a entrevista, Garibaldi não falou sobre a costura das chapas majoritárias para disputar as eleições de 2022 no RN. O MDB dialoga tanto com a governadora Fátima Bezerra (PT) quanto com a oposição antes de decidir em quais chapas estará nas disputas para Governo do Estado e Senado.
No pleito de 2018, Dr. Bernardo Amorim foi eleito deputado estadual do Rio Grande do Norte pelo Avante, com 42.049 votos, sento o terceiro mais bem votado do Estado. Em 2022 já pelo MDB vai buscar reeleição, mas a situação do partido poderá fazer com que sua esposa, a advogada Kaline Amorim, venha a concorrer à Câmara Federal.
Sem coligações, as siglas precisam de mais votos para com isso ter a possibilidade de eleger nomes. A situação do partido Bacurau não é uma das mais confortáveis e está em jogo a vaga que há anos pertence a família Alves no RN.
Presidido por Walter Alves, o MDB chegou a negociar aliança para reeleição de Fátima Bezerra (PT) com interferência direta do ex-presidente Lula. Mas o processo ainda não se confirmou, mesmo assim Dr. Bernardo continua caminhando ao lado de Fátima, pelo menos administrativamente. Só lembrando que o sobrinho de Dr. Bernardo, Presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim (SD) é pré-candidato à Câmara Federal com apoio do Prefeito Allyson Bezerra (SD).
Será que teremos a dobradinha Dr. Bernardo Estadual e Kaline Federal?
Vamos aguardar.
Por Diário Político

Obelisco 90 FM