Fátima Bezerra lidera em todos os cenários de nova pesquisa

02/08/2022

Uma nova pesquisa de intenção de votos, realizada pelo Instituto Brâmane e encomendada pelo Blog do BG, aponta mais uma vez a liderança de Fátima Bezerra (PT) na disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte, seguida por Styvenson Valentim (PODE), que ainda não se decidiu pela disputa, e por Fábio Dantas (SDD), que teve sua candidatura homologada em convenção na última sexta-feira (29). O senador aparece em segundo lugar nos cenários espontâneo e estimulado. O ex-vice-governador assume a segunda posição em um cenário sem a presença do capitão.

No quadro espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apontados, a governadora Fátima Bezerra aparece com 29,4% das intenções de votos, seguida por Styvenson Valentim com 11,1% e Fábio Dantas com 9,1%. Em seguida aparecem Carlos Eduardo com 1,8% e Garibaldi com 0,9% que não estão na disputa pelo executivo estadual. Outros candidatos foram citados: Clorisa Linhares (Brasil35) com 0,8%, Rosália Fernandes (PSTU) com 0,3%, Daniel Morais (PSOL) com 0,2%, e Rodrigo Vieira (DC) com 0,1%.

Dois cenários estimulados, quando os nomes dos concorrentes são ditos aos entrevistados, foram avaliados. O primeiro, incluindo o senador Styvenson Valentim como candidato ficou da seguinte maneira:

1 – Fátima Bezerra – 38%
2 – Styvenson Valentim – 16,1%
3 – Fábio Dantas – 12,9%
4 – Clorisa Linhares – 1,6%
5 – Daniel Morais – 1,1%
6 – Rosália Fernandes – 0,9%
7 – Rodrigo Vieira – 0,3%

Homem é flagrado se masturbando dentro de ônibus em Natal

02/08/2022

Uma mulher de 20 anos procurou a Polícia Civil nesta segunda-feira (1º) para denunciar mais um caso de importunação sexual em Natal. A vítima relatou à polícia que um homem se masturbou na frente dela dentro de um ônibus da linha 73 – que faz o trajeto Santarém/Ponta Negra.

A jovem gravou a importunação e soltou as imagens nas redes sociais. No vídeo, é possível ver o homem tocando as partes íntimas por cima da bermuda. Ele está visivelmente excitado. A mulher não reagiu ao crime na hora.

Depois de sofrer a violência, a jovem procurou a Delegacia de Atendimento à Mulher ZLOS, que atende as zonas Leste, Oeste e Sul de Natal. Ela foi ouvida e registrou o boletim de ocorrência.

A responsável pela investigação será a delegada Helena de Paula. Logo após o registro do boletim de ocorrência, a delegacia enviou um ofício à empresa Reunidas solicitando imagens do circuito interno de TV, para ajudar na identificação do homem.

Pais que não levar os filhos para se vacinar serão denunciados pro con

02/08/2022

A campanha “Mossoró Vacina nas Escolas” começou nesta segunda-feira (1). A ideia é levar a vacinação para as escolas municipais e estaduais, e assim facilitar a atualização da carteira de vacinação. Elas são vacinadas na presença dos pais ou responsáveis, que também podem se vacinar.

Se por um lado, a vacinação está sendo facilitada, por outro a cobrança aumentou. Os pais que não estão vacinando os filhos nesta ação e cujos filhos estão com vacinas em atraso, estão sendo denunciados aos conselhos tutelares. A ideia é forçar o engajamento dos responsáveis nas campanhas que estão com uma adesão muito baixa.

As crianças estão tendo acesso a imunizantes que fazem parte do calendário básico de vacinação, além de doses contra a covid-19 e influenza. De acordo com Rosiley Vieira, articuladora do Programa Saúde na Escola, reforça que nenhuma criança será vacinada sem a autorização assinada ou sem a presença dos pais.

“Os pais irão receber um documento, que deverá ser assinado concedendo autorização para a vacinação dos filhos matriculados em turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Para as crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), os pais ou responsáveis precisam estar presentes no ato da imunização”, explicou Rosiley Vieira.
Cada Unidade Básica de Saúde está responsável pela logística de aplicação das vacinas nas escolas de sua região de abrangência.

Ana Maria Braga demite responsável por exibir macacos em caso de racis

02/08/2022

Ana Maria Braga anunciou a demissão da responsável por exibir imagens de macacos enquanto ela falava sobre o caso de racismo contra os filhos de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. O episódio aconteceu no “Mais Você” (TV Globo) de hoje.

“Sobre o VT que entrou errado enquanto eu falava de um caso de racismo no meu programa: nós já investigamos e descobrimos quem foi a responsável pelo erro, é o tipo de erro imperdoável e, por isso, ela não faz mais parte da minha equipe”, anunciou a apresentadora no Twitter.

Ela ainda usou o Instagram para gravar um vídeo pedindo desculpas pelo erro.

ProUni: inscrições para segunda edição de 2022 começam nesta segunda;

02/08/2022

Programa priorizará bolsas para estudantes de escolas públicas; prazo vai até quinta-feira

Estudantes que almejam bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior poderão, a partir de segunda-feira, 1º, fazer inscrição na 2ª edição de 2022 do Programa Universidade para Todos (ProUni).

As inscrições vão até quinta-feira, 4, e podem ser efetuadas pelo site do ProUni. As bolsas oferecidas pelo programa são parciais (50%) ou integrais (100%). Dentre os requisitos, o estudante deve ter atingido média de 450 pontos em cada matéria do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter tido nota superior a zero na prova de redação. Inscritos como treineiros no exame não poderão concorrer a bolsas do ProUni.

Os resultados serão divulgados em duas chamadas: a primeira será realizada em 8 de agosto; a segunda, em 22 de agosto. Os resultados estarão disponíveis online.

Cronograma
Período das inscrições: 1º a 4 de agosto
Resultado da primeira chamada: 8 de agosto
Comprovação de informações da primeira chamada: 8 a 17 de agosto
Resultado da segunda chamada: 22 de agosto
Comprovação das informações da segunda chamada: 22 de agosto a 31 de setembro
Lista de espera: 5 a 6 de setembro
Divulgação da lista de espera: 9 de setembro
Comprovação das informações da lista de espera: 10 a 16 de setembro
Novidades
Esta edição do ProUni trará algumas inovações. Dentre elas, inscrições que serão categorizadas como ampla concorrência ou ações afirmativas. A ordem de prioridade na chamada varia de acordo com a categoria da inscrição.

Outra mudança é a priorização de inscritos que cumpram os seguintes critérios (em ordem decrescente de relevância para a classificação):

  • Sejam professores da rede pública de ensino (exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação);
  • Estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Estudantes que tenham cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com bolsa integral);
  • Estudantes que tenham cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com bolsa parcial ou sem bolsa);
  • Estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em instituição privada (com bolsa integral);
  • Estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em instituição privada (com bolsa parcial ou sem bolsa de estudos).

Renda
Para participar do processo o candidato deve preencher certos critérios, como as exigências de faixas de renda per capita:

  • Bolsa integral (100%) — Até 1,5 salário mínimo
  • Bolsa parcial (50%) — Até 3 salários mínimos

Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do ProUni considerará as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem, imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.

Fábio Dantas assume ser o candidato do bolsonarismo ao governo do RN

02/08/2022

A convenção do PL do Rio Grande do Norte, neste domingo, 31, o palanque foi bolsonarista. Estavam presentes todos os representantes do presidente Bolsonaro no estado, entre eles, o ex-ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), que teve a oficializada candidatura ao Senado Federal.

Também estava no palanque o ministro das Comunicações, Fábio Faria (Progressistas), que viu a candidatura à Câmara dos Deputados do seu pai, ex-governador Robinson Faria, homologado pelo Partido Liberal.

O evento marcou a posição oficial de Fábio Dantas, do Solidariedade, que assumiu ser o candidato do bolsonarismo ao Governo do RN. Até então, ele vinha se esquivando, inclusive, evitou as duas últimas visitas do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Rio Grande do Norte.

Durante convenção partidária no Palácio dos Esportes, em Natal, o presidente estadual do PL e candidato à reeleição a deputado federal, João Maia, citou toda nominata presente e agradeceu a participação de todos. João Maia destacou a grandiosidade do evento.

“Estamos diante de uma convenção gigantesca do PL, com a participação de candidaturas importantes e de destaque como a do nosso ex-ministro Rogério Marinho, que junto comigo trabalhou para trazer recursos federais. Junto ao governo Bolsonaro, trouxe várias ações com, por exemplo, a água para o sertão do RN”, destacou.

E completou: “O Rio Grande do Norte é um estado rico, pois temos petróleo, gás, sal marinho, 400 km de costa, temos o turismo, mineração, somos bons em fruticultura irrigada, criação de camarão e cativeiro. Então o que falta? Falta a gente gerir, planejar e dizer que o futuro que queremos é diferente da atual realidade”.

O candidato Rogério Marinho destacou a importância do governo Bolsonaro junto ao Estado e sua posição como candidato. “Queremos defender a família, a liberdade. A nossa bandeira é a família. Quem fez a transposição do São Francisco foi o Bolsonaro. Esse palanque não é meu, é do povo do Rio Grande do Norte. Obrigado presidente João Maia pelo acolhimento e presidir com maestria o PL do Rio Grande do Norte”, declarou.

Os candidatos do PL para deputado federal: João Maia, General Girão, Robinson Faria, Gabriel Cesar, Sargento Gonçalves, Josué Moreira, Dr. Roberta Lacerda, Carla Câmara e Vilma Batista.

Polícia prende suspeito de estuprar criança em shopping em Natal

02/08/2022

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), por meio da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal (DPCA), com apoio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) da zona sul, prendeu, na noite desta sexta-feira (29), Luiz Augusto Cavalcante Vale, 42 anos, suspeito de ter praticado o crime de estupro de vulnerável num shopping da zona sul da capital.

A ação criminosa aconteceu em um sábado, dia 09 deste mês, por volta das 18h30min, consistindo no ato do suspeito obrigar um menino de 10 anos a praticar atos sexuais com ele no interior de um banheiro do shopping.

Em menos de 24 horas após a divulgação das imagens do suspeito pela imprensa, a Polícia Civil identificou e representou pela prisão preventiva de Luiz Augusto, que foi deferida pelo juízo plantonista.

De posse do mandado judicial, os policiais civis localizaram o suspeito adentrando um estabelecimento bancário, no bairro de Lagoa Nova, momento em que lhe foi dada voz de prisão.

O suspeito foi conduzido à delegacia especializada e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil orienta as pessoas que foram vítimas do suspeito e o reconhecerem, a comparecerem na DPCA, para as providências cabíveis, bem como solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes