Rio Grande do Norte tem 31 cidades com mais eleitores do que habitante

16/09/2022

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 31 possuem mais pessoas aptas a votar do que habitantes. A maior discrepância no Brasil também está em solo potiguar: é a cidade de Severiano Melo, a cerca de 370 da capital Natal. O levantamento foi feito pela Agência Tatu, a partir de um cruzamento de dados feito entre a projeção populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2021 e o número de eleitores apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para estas eleições.


O município com maior diferença, Severiano Melo, possui 1.743 habitantes e 6.669 eleitores. Lá, o percentual da diferença entre eleitores e habitantes chega a 382,62%. Outras cidades com alta diferença no Estado incluem Bodó, que possui 2.171 habitantes e 3.597 eleitores — equivalente a 165,68% — e Tibau, com 4.173 habitantes e 6.623 eleitores, diferença de 158,71%.

A dona de casa Irenilda Soares, 51, é uma das eleitoras de Tibau, no Oeste Potiguar, que reside em outra cidade. Nascida e criada em Mossoró, a cerca de 40km de distância, ela comprou uma casa em Tibau e costuma receber amigos e familiares aos finais de semana, quando viaja.

“Todos os finais de semana eu estou em Tibau. Faz 10 anos que transferi meu título para lá. Meu marido ainda não transferiu, mas pretende transferir para a próxima eleição”, comenta. “Tibau é uma cidade pequena, mas gostosa de morar. Futuramente pretendo morar lá”, afirma.

A situação da mossoroense confirma uma das hipóteses do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) ditas à Agência Tatu. “Alguns municípios têm muita casa de veraneio e tem muita gente que transfere o título para lá, porque vai passar o fim de semana da eleição. [Esse eleitor] Tem residência comprovada por ser proprietário de um imóvel.”

Ainda segundo a Agência Tatu, o Nordeste é a região do país com mais cidades nessa situação, com 167 municípios dentro as 1.793 da região. Em seguida vem o Sudeste (164), Sul (140), Centro-Oeste (76) e Norte (22). Ao todo, são 569 cidades estão nessa situação, que representa aproximadamente 1 a cada 10 cidades do Brasil.

Confira a lista dos municípios por ordem alfabética:

Almino Afonso

Barcelona

Bodó

Bodó

Felipe Guerra

Fernando Pedroza

Frutuoso Gomes

Japi

Jardim de Angicos

João Dias

Jundiá

Lagoa de Velhos

Lagoa Salgada

Lajes Pintadas

Monte das Gameleiras

Olho D’água do Borges

Paraú

Passagem

Pedra Grande

Pedro Avelino

Rafael Godeiro

Ruy Barbosa

São Bento do Norte

São Pedro

São Pedro

Serrinha

Severiano Melo

Taboleiro Grande

Tibau

Triunfo Potiguar

Viçosa

Candidato acusado de triplo homicídio é libertado e recebido com festa

16/09/2022

O candidato a deputado estadual Wendell Largatixa (PL) foi libertado na tarde desta quinta-feira em clima de festa por apoiadores dele e do presidente Jair Bolsonaro (PL) na porta do presídio onde ele cumpria prisão preventiva em Ceará-Mirim, na Grande Natal.


PM reformado, Wendell está detido, acusado de envolvimento em um triplo homicídio. Mesmo dentro da cadeira ele conseguiu ter o registro de candidatura deferido.

Após ser carregado nos braços, Wendell saiu em carreata pela Zona Norte de Natal.

A Decisão

A libertação dele foi graças a uma decisão do juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Natal, José Armando Dias Junior.

O magistrado anulou a prisão preventiva de Wendell e João Maria da Costa Peixoto, conhecido como “João Grandão”. Os dois são acusados de serem autores de um triplo homicídio ocorrido em abril deste ano na Zona Norte de Natal.

A decisão que libertou o candidato acatou parcialmente a denúncia do envolvimento no triplo homicídio, rejeitando as acusações de formação de grupo de extermínio e milícia privada.

Assim Wendell passou a poder responder o processo em liberdade. A tendência é que o sargento da PM Francisco Rogério da Cruz e Roldão Ricardo dos Santos Neto que estão envolvidos no caso também sejam postos em liberdade.

Com informações do Agora RN.

Bolsonaro baixa o tom de voz e fala que vai passar a faixa

15/09/2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nessa terça-feira (13) que vai passar a “faixa presidencial” e se “recolher” caso perca as eleições deste ano. A fala de Bolsonaro indica que ele estaria deixando a política em caso de derrota.

Em outras ocasiões, Bolsonaro afirmou que só reconheceria o resultado da disputa caso haja “eleições limpas”, sem explicar o que isso seria e sem apresentar provas de fraude no modelo atual.

A declaração ocorreu em entrevista a um podcast voltado ao público evangélico. Bolsonaro pediu uma comparação com outros países, não nomeados por ele, e disse que os eleitores devem analisar se querem ou não isso para o Brasil.

“Façam comparações com outros países, o que acontece. O que em comum tem esses chefes de Estado onde essas políticas não estão dando certo, em seus respectivos países, e veja se você quer isso ou não para o Brasil. Se essa for a vontade de Deus, eu continuo. Se não for, a gente passa aí a faixa e vou me recolher, porque com a minha idade eu não tenho mais nada a fazer aqui na Terra se acabar essa minha passagem pela política em 31 de dezembro do corrente ano”, afirmou o presidente

Luva de Pedreiro anuncia fim de carreira como influenciador digital

15/09/2022

O influenciador Luva de Pedreiro fez uma publicação no Instagram, nesta terça-feira (13), anunciando o fim carreira na internet. O jovem, que soma mais de 18 milhões de seguidores na plataforma, apagou todas as postagens na rede social, retirou a foto de perfil e está sem biografia.


"Fala minha tropa! Todo mundo estava pensando que eu fui hackeado, mas eu que apaguei os vídeos mesmo. Eu parei mesmo, galera. Vou ver viver minha vida normal e sossegado (...) foi uma decisão minha mesmo de parar. (...) não vou fazer vídeo mais não", disse.

Ainda na publicação, o baiano contou que vai cumprir contratos já fechados com marcas, mas que depois disso não irá mais gravar vídeos.

Iran Ferreira ganhou fama no TikTok, plataforma onde soma mais de 19 milhões de seguidores, com vídeos de futebol, e tem quase dois milhões de inscritos no YouTube. Até o momento, ele manteve as publicações das duas plataformas.

Recentemente, o influenciador anunciou que havia assinado o "maior contrato da carreira". Luva de Pedreiro, como é conhecido na web, tornou-se agenciado do ex-jogador de futsal Falcão após uma série de polêmicas.

Antes disso, a carreira de Luva de Pedreiro era agenciada pelo empresário Allan de Jesus por meio de AJS Consultoria, com quem teve conflitos que se tornaram públicos.

O ex-jogador de futsal e responsável pelo agenciamento de carreira de Luva de Pedreiro, Falcão, usou as redes sociais para apoiar Iran.

Todos nós, ao invés de julgarmos ele ou achar, o achismo não vai levar a nada, temos que apoiar. É uma mudança de vida muito grande que ele teve, e isso às vezes cansa, de repente ele virou uma das maiores celebridades do mundo, e todo mundo precisa do momento de descansar, de ter um momento para a mente, então a gente tem que respeitar", disse.

Falcão reiterou ainda a importância da saúde mental e bem-estar de Luva de Pedreiro. "Claro, assim como vocês, também sou doido para que ele volte com os vídeos dele, mas respeitando sempre a vontade dele e espero que sejam as melhores decisões possíveis e, independente disso, estou aqui para apoiá-lo", complementou.

Bolsonaro se diz arrependido por ter dito que "não era coveiro"

15/09/2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (12) que se arrepende de declarações feitas ao comentar a pandemia da Covid-19. O candidato à reeleição disse que "aloprou" ao afirmar que não era "coveiro" após ser questionado sobre as mortes causadas pelo coronavírus. Bolsonaro comentou o episódio ao participar de um conjunto de podcasts voltado para o público evangélico.


"Dei uma aloprada. Aloprei. Perdi a linha. Aí eu me arrependo", disse o presidente. Durante a entrevista, o mandatário também foi perguntado se retiraria sua declaração. "A questão do coveiro eu retiraria. O jacaré foi uma figura de linguagem", afirmou.

Vicente Nery passa por cirurgias, continua internado e shows no RN

15/09/2022

O cantor Vicente Nery segue em internado após ser submetido a uma série de cirurgias no braço esquerdo, por conta de um acidente de carro. No domingo (12), Carol Rabelo — esposa do vocalista — detalhou que o companheiro está sendo “medicado com antibióticos” durante a internação. O quadro de saúde é considerado estável e o artista continua em recuperação.

O cantor cearense sofreu fraturas no braço e antebraço esquerdos, além de sofrer danos nos dedos e punho. Vicente Nery ainda deve passar por outros procedimento cirúrgicos nos próximos dias, conforme Carol Rabelo.
“O Vicente continua internado, pois precisa tomar antibióticos. Ele está estável e em recuperação. Nos próximos dias aguardamos sua evolução para que ele possa se submeter a novas cirurgias no membro superior esquerdo”, declarou a esposa do cantor.
Ainda em postagem, a companheira de Vicente Nery falou sobre o carinho dos fãs. “Primeiramente, quero agradecer a Deus por mais um livramento e por sua infinita misericórdia. Aos fãs e amigos, nosso muito obrigada por todas as palavras de carinho, orações e amor”.

Agenda alterada
Por conta do estado de saúde de Vicente Nery, o cantor precisou reorganizar a agenda de shows.
O cantor tinha shows agendados em Jericó (PB), Extremoz (RN) e Belém do São Francisco (PE), todos eles ganharão novas datas.

Adolescente é abandonada pela madastra e estuprada em "boca de fumo"

15/09/2022

Após ter sido deixada pela madrasta em uma boca de fumo, uma menina de 12 anos foi estuprada, na madrugada da sexta-feira (9), em Mato Grosso do Sul. Segundo a polícia, três adolescentes de 15, 16 e 17 anos foram apreendidos suspeitos de cometerem o crime.

Em matéria divulgada pelo G1 MT, a delegada responsável pelo caso apontou que o crime foi denunciado por uma vizinha da família, que viu a vítima chegar junto do pai, completamente machucada. A policial ainda apontou a confirmação do estupro após passar por exames, do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL).
"Durante o depoimento, ela disse que foi abusada sexualmente por quatro adolescentes e depois de ouvir outras testemunhas que compareceram aqui para acompanhá-la, ficamos sabendo que a madrasta teria levado ela nessa boca de fumo e o pai depois, no decorrer da noite, quase amanhecendo buscá-la", informou a delegada Anne Trevizan. Ainda de acordo com ela, a jovem ficou muito abalada.
Na delegacia, apenas um dos jovens apreendidos, de 16 anos, confessou ter participado da prática sexual contra a menina. Os outros dois envolvidos possuem passagem por tráfico e foram liberados após serem ouvidos pela polícia.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes