Operação Lei Seca prende quatro motoristas por embriaguez ao volante

21/09/2022

A Operação Lei Seca prendeu em flagrante na noite desta terça-feira (20), em Natal, quatro motoristas pelo crime de embriaguez ao volante e autuou outros nove condutores por dirigir sob efeito de álcool.

Os dois pontos de bloqueio foram montados pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) nos bairros Potengi e Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte da capital.

Além dessas autuações, o CPRE flagrou ainda um adolescente conduzindo uma motocicleta e o levou à delegacia. Os policiais também encontraram cerca de 100 gramas de maconha com passageiros que estavam em um carro de transporte por aplicativo.

Todas as ocorrências foram encaminhadas para a Central de Flagrantes..

De acordo com o CPRE, a Operação Lei Seca tem o objetivo de coibir os acidentes e de garantir a paz pública.

O crime de embriaguez ao volante é previsto no artigo 306 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). As penas previstas são detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir.

Servidores dos três hospitais universitários do RN entram em greve

21/09/2022

Servidores do hospitais universitários federais no Rio Grande do Norte entraram em greve, por tempo indeterminado, nesta quarta-feira (21). Para marcar o início da paralisação, os profissionais realizaram uma manifestação em frente ao Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal.

De acordo com o Sindicato Estadual dos Trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares do RN (Sindserh-RN), a manifestação acontece em busca de uma negociação por reajuste salarial e por melhores condições de trabalho.

"Nós estamos há três anos e meio com um acordo parado, sem negociação com a empresa. Nós tivemos propostas feitas tanto pelos empregados, quanto pela ministra e a empresa recusou e não apresentou nenhuma proposta para os funcionários. Esse é o ponto chave. Nós já perdemos cerca de 25% do nosso salário só de inflação", explicou a diretora do Sindserh, Rosani Andrade.

"Nós temos a questão da coação, que nós sofremos dentro dos hospitais universitários, a falta de insumos para trabalho. Nós estamos com vários tipos de exames sem poder ser feitos por falta de insumos e isso termina que a população sai perdendo por conta da má administração", completou.

Segundo o sindicato, não é pedido um aumento salarial, mas um reajuste que acompanhe a inflação, além de "condições dignas de trabalho" dentro dos hospitais.

Os hospitais afetados pela paralisação dos servidores são o Hospital Universitário Onofre Lopes, a Maternidade Escola Januário Cicco, ambos em Natal, e o Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz.

Idoso é morto a tiros enquanto dormia dentro de casa no Oeste potiguar

21/09/2022

Um idoso de 72 anos foi morto a tiros enquanto dormia dentro de casa. O crime foi registrado na madrugada desta quarta-feira (21), na cidade de Upanema, região Oeste potiguar.

Segundo informações da Polícia Militar, João Batista Cazuza morava sozinho na localidade conhecida como "Baixa", na zona urbana do município. Os criminosos invadiram a casa e atiraram várias vezes contra o idoso, que dormia em uma rede.

Ainda de acordo com a PM, os vinhos não souberam informar quantas pessoas participaram do crime, mas a polícia acredita que ao menos quatro homens estejam envolvidos no homicídio porque os suspeitos usaram quatro tipos diferentes de armas.

O idoso era aposentado, não tinha desavenças com outras pessoas e nem envolvimento com crimes, segundo relato de parentes. O caso agora será investigado pela Polícia Civil.

Rafael Motta busca voto dos indecisos na corrida pelo Senado no RN

21/09/2022

Faltando pouco mais de uma semana para as Eleições Gerais de 02 de outubro, o candidato ao Senado, o deputado federal Rafael Motta (PSB) intensifica ações de campanha em busca dos eleitores indecisos, que ainda não escolheram um candidato para votar na corrida pela única cadeira no Congresso Nacional. O postulante convida ainda o eleitor potiguar a fazer um comparativo ente ele e seus inimigos políticos, os também candidatos a senador da República Carlos Eduardo Alves (PDT), aliado da governadora Fátima Bezerra (PT) e Rogério Marinho (PL), que conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em peças veiculadas em emissoras de rádio, televisão e por meio das redes sociais, o pessebista discute quem esteve ao lado do trabalhador durante o contexto das reformas, quem as promoveu ou as apoiou, fazendo referência a Rogério Marinho e Carlos Eduardo Alves, respectivamente.

Rogério Marinho foi um dos responsáveis pela aprovação da reforma da trabalhista, que alterou mais de 100 pontos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em 2019, o então o secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, aprovou uma ampla reforma da Previdência.

“Rogério deu com uma mão e tirou com a outra. Destinou recursos para os municípios e quem pagou a conta foram os trabalhadores e aposentados do Rio Grande do Norte e do Brasil com a retirada de direitos patrocinadas por Rogério nas reformas Trabalhista e da Previdência. Quer dizer: Rogério Marinho manda um trator para uma cidade e passa como um trator sobre direitos sociais dos seus munícipes”, declarou Rafael.

O deputado federal afirma que votou contra as reformas que foram “promovidas” pelo ex-ministro bolsonarista e “apoiadas” pelo ex-prefeito de Natal conforme trechos de entrevistas divulgadas nas peças nas quais o candidato do PDT classifica as mudanças na CLT e na aposentadoria como “justas” e “necessárias”.

O candidato ao Senado faz um comparativo com relação ao histórico político de processos por improbidade administrativa. Enquanto ele não possui nenhuma ação na justiça, os seus adversários explicam na Justiça questões ligadas ao exercício de funções públicas.

Rogério Marinho enfrenta problemas na Justiça. Ele é réu em ações do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) que o acusam de participar de um suposto esquema de nomeações irregulares de servidores na época em que ele era presidente da Câmara Municipal de Natal. O ex-ministro foi denunciado por, entre 2005 e 2007, autorizar a contratação de supostos funcionários-fantasma para que vereadores, inclusive ele próprio, embolsassem os recursos. Na prática, desvio de dinheiro público. Os investigadores descobriram um grupo de 35 servidores contratados pela Câmara que não apareciam para trabalhar, mas recebiam os salários.

No comparativo, Rafael Motta também tem mencionado os mais de 100 projetos que apresentou enquanto deputado federal e os R$ 180 milhões em obras e ações realizadas no interior do Estado.
“O maior argumento de um é não eleger o outro. Nós temos serviço prestado e um histórico de trabalho pelos municípios e pelas pessoas, com probidade e correção. E é isso que estamos mostrando aos eleitores”, explica Rafael sobre ação junto aos indecisos, que somam de 40% a 50% nas pesquisas de intenção de voto.

A última pesquisa de intenção de votos no Rio Grande do Norte realizada pelo Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa, divulgada pelo AGORARN, apontou que 7 em cada 10 eleitores, o que representa cerca de 70,1%, já estão decididos para o Senado Federal. Porém, 12,8% cogitam a possibilidade de mudar o voto até o pleito. Outros 17,1% não sabem ou não quiseram responder.

Veja a agenda desta quarta-feira (21) dos candidatos ao Governo do RN

21/09/2022

Candidatos podem participar de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico, entre outros atos de campanha, desde o dia 16 de agosto.

Confira a agenda dos candidatos ao governo do Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (21) listados em ordem alfabética. A campanha eleitoral vai até 1º de outubro, véspera do pleito, marcado para o dia 2.

Bento (PRTB)
11h - Realiza visita à cidade de Mossoró
16h - Realiza visita à cidade de Assú.
Clorisa Linhares (PMB)
8h - Concede entrevista a uma TV de Natal
9h - Visita Conselho Regional de Contabilidade
10h30 - Grava programa eleitoral
16h - Participa de caminhada na Zona Norte
19h - Participa de culto evangélico

Danniel Morais (PSOL)
7h25 - Participa de entrevista para uma rádio de Natal
10h - Grava programa eleitoral
14h - Visita assentamentos rurais em Macaíba

Fábio Dantas (Solidariedade)
10h30 - Participa de visita ao município de Senador Elói de Souza;
13h15 - Participa de visita ao município de Ruy Barbosa;
14h30 - Participa de visita ao município de Barcelona;
16h30 - Participa de evento político em São Gonçalo do Amarante;
20h - Participa de comício em Tibau do Sul

Rosália Fernandes (PSTU)
9h - Participa de atividades dos trabalhadores da enfermagem na Praça 7 de Setembro, na Cidade Alta, em Natal.
15h - Participa de ato público em defesa do piso salarial dos trabalhadores da enfermagem, na Cidade Alta, em Natal.
Outros candidatos
Os demais candidatos não enviaram as agendas de atividades de campanha ou enviaram fora do horário estabelecido.

Por risco de deslizamento, MPF pede interdição parcial de pousada

20/09/2022

O Ministério Público Federal (MPF) pediu interdição de parte da estrutura de uma pousada instalada em uma área de falésias na praia da Pipa, em Tibau do Sul, no litoral Sul potiguar.

O pedido é baseado em laudo técnico contratado pelo município. O estuda aponta que o empreendimento está situado em zona de instabilidade, com grave risco de deslizamento.

Foram identificadas fissuras na parede de um dos quartos e no muro que dá acesso à escadaria, que já está interditada. O deck, situado exatamente na borda da falésia, está instalado sobre tubulações de esgoto com origem e destino desconhecidos. A piscina do local também apresenta riscos por estar no limite da falésia.

Dessa forma, a recomendação técnica é o isolamento da área do deck, devendo ser avaliada a sua desconstrução, e realocação da cerca para uma área dentro da faixa de segurança.

No pedido, o MPF enfatiza a importância da interdição ocorrer de forma célere. O órgão destacou que a erosão marítima pode acelerar o desmoronamento e que "não se deve esperar que uma tragédia aconteça para agir".

"É eminente o risco à segurança e vida das pessoas, hóspedes e funcionários da pousada, bem como de banhistas que eventualmente estejam na zona de praia abaixo da pousada", afirmou o órgão.

De acordo com o MPF, a Defesa Civil do município emitiu notificação de interdição preventiva parcial do local, mas foi impedida pelos réus de realizar as intervenções sugeridas no estudo. O episódio foi relado pelo órgão em Boletim de Ocorrência.

A ação civil pública tramita na 1a Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte sob o nº 0804207-28.2015.4.05.8400.

Cirurgias eletivas no Hospital Walfredo Gurgel são retomadas

20/09/2022

A realização de cirurgias eletivas no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade de saúde da rede pública do Rio Grande do Norte, foi retomada. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) na manhã desta terça-feira (20).

"Os procedimentos foram retomados após trabalho das equipes para liberação de vagas no pós-operatório e reativação das salas de cirurgia", afirmou, em nota, a Sesap.

Os procedimentos tinham sido paralisados parcialmente devido à sobrecarga na capacidade de atendimento gerada por demandas de pacientes vindos do interior do estado, bem como pela ocorrência de acidentes com múltiplas vítimas no fim de semana.

Apesar de contornada a situação, a unidade médica hospital enfrenta uma sobrecarga de pacientes nos corredores, que levou o estado a realizar uma força tarefa para distribuição de pacientes para outras unidades de saúde.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes