Presidente da FEMURN defende e mantém discurso municipalista

02/02/2021

Presidente sendo entrevistado.

O jornal Potiguar Notícias – Primeira Edição, o advogado Evandro Borges entrevistou Anteomar Pereira, prefeito de São Tomé e presidente da FEMURN (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte), que é uma associação estadual dos prefeitos potiguares, cujo objetivo é articular benfeitorias em prol de seus municípios e promover o desenvolvimento unificado do Rio Grande do Norte. Ele falou sobre o seu novo mandato à frente da prefeitura, além das propostas da organização municipalista.

Segundo o prefeito, a situação que ele assumiu à frente do executivo municipal foi difícil, levando em consideração os salários atrasados dos servidores e dívidas bancárias de São Tomé. Para ele, a montagem de uma equipe técnica foi fundamental para o equilíbrio das contas públicas.

“Durante esses quatros anos, certamente não foi fácil administrar a cidade e, em muitos casos, tive que tomar medidas que desagradaram o funcionalismo. No entanto, o mais importante é que conseguimos pagar algumas pendências financeiras e parcelar outras. Hoje, tenho certeza, até pelo trabalho que realizamos no primeiro mandato, teremos uma situação bem mais favorável para desenvolvermos uma boa gestão”, ressalta o prefeito.

Em relação à sua gestão à frente da FEMURN, o político salienta: “o nosso pensamento primordial é o de fortalecer o movimento municipalista. Nesse sentido, temos várias pautas em tramitação no conjunto das cidades e, para que elas se desenvolvam, temos uma aliada importante, em nível nacional, que é a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), a qual tem feito um trabalho extraordinário, fato que tem possibilitado o avanço das nossas ações de desenvolvimento. Na verdade, os municípios são os lugares onde as pessoas vivem e onde tudo acontece. Em outras palavras, eles precisam ser mais valorizados”, finaliza.

Para acompanhar o vídeo da entrevista, acesse o link: https://youtu.be/ftMjyoMarEI

Potiguar Notícias

Confira calendário do FGTS, Bolsa Família e auxílio emergencial

02/02/2021

A Caixa Econômica Federal já divulgou o calendário dos programas sociais para 2021. Assim, as datas são referentes aos pagamentos do saque-aniversário do FGTS, Bolsa Família e Auxílio Emergencial para quem ainda não recebeu. Ou seja, trabalhadores e beneficiários de programas sociais devem ficar de olho nos calendários de repasses divulgados pelo governo federal. Ressaltamos que todos os pagamentos de benefícios sociais estão migrando aos poucos para o Caixa Tem.

Assim, para cada um dos benefícios, há um calendário específico, que contém todas as datas de liberações. No caso do Bolsa Família, por exemplo, será pago o benefício regular para quem se encontra em situação de pobreza ou pobreza extrema.
Entretanto, para o FGTS, o pagamento é referente ao saque-aniversário, para quem aderiu à modalidade. Enfim, o Auxílio Emergencial tem datas para saques e transferências em espécie de quem ainda possui recurso disponível. Confira os calendários no Caixa Tem.
Confira o calendário do saque-aniversário do FGTS
Antes de apresentar o calendário do saque-aniversário, é importante dizer que, embora as datas estejam pré-estabelecidas, o trabalhador deve estar atento o regime de funcionamento das agências da Caixa no dia em que pretende sacar o dinheiro. Em 31 de dezembro, por exemplo, os bancos não abriram. Assim, a retirada do benefício só estava disponível pelo aplicativo do FGTS.
Enfim, dito isso, confira a seguir como ficará o calendário de pagamentos para o saque-aniversário do FGTS em 2021, de acordo com o mês de nascimento:
  • Janeiro: de janeiro a 31 de março
  • Fevereiro: de fevereiro a 30 de abril
  • Março: de março a 31 de maio
  • Abril: de abril a 30 de junho
  • Maio: de maio a 30 de julho
  • Junho: de junho a 31 de agosto
  • Julho: de julho a 30 de setembro
  • Agosto: de agosto a 29 de outubro
  • Setembro: de setembro a 30 de novembro
  • Outubro: de outubro a 31 de dezembro
  • Novembro: de novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022
  • Por fim, de dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022.
Confira o calendário oficial do Bolsa Família 2021
Além disso, a partir do dia 11 de janeiro, o governo liberou o calendário de pagamentos dos beneficiários do Programa Bolsa Família para todo o ano de 2021. Portanto, o calendário foi publicado no Diário Oficial da União. Para o mês de janeiro, os pagamentos do Bolsa Família serão realizados entre os dias 18 a 29. Então, confira abaixo:

Enfim, o calendário completo do Auxílio Emergencial para janeiro
Por fim, o calendário completo em janeiro de 2021 do Auxílio Emergencial começou a ser pago no início do ano. Assim, até o dia 27 de janeiro, mais de 34 milhões de pessoas receberam até duas parcelas do benefício. Veja o calendário:
Mês de aniversárioNúmero de beneficiáriosData de saque
Março3,6 milhões de pessoas04/01/2021
Abril3,4 milhões de pessoas06/01/2021
Maio3,5 milhões de pessoas11/01/2021
Junho3,4 milhões de pessoas13/01/2021
Julho3,4 milhões de pessoas15/01/2021
Agosto3,4 milhões de pessoas18/01/2021
Setembro3,5 milhões de pessoas20/01/2021
Outubro3,5 milhões de pessoas22/01/2021
Novembro3,3 milhões de pessoas25/01/2021
Dezembro3,3 milhões de pessoas27/01/2021
Com informações do site: Edital Concursos Brasil

[SEGURANÇA] Município de Viçosa ganhará sistema de vídeo monitoramento

02/02/2021

Em visita nos prédios públicos do município de Viçosa, o atual gestor Ramon Alves informou que estará recebendo nos próximos dias, equipe técnica para elaborar todo o projeto e orçamento e posterior implantação do sistema no município.

Com objetivo de reforçar e melhorar a segurança dos prédios públicos e de toda a população, a gestão atenderá a reinvidicação da comunidade instalando nos próximos dias um sistema moderno, robustico e referência na região do Alto Oeste. "Destacou Ramon".
Jornal Potiguar 

Governo do RN publica decreto que proíbe eventos de carnaval

02/02/2021

O Governo do Rio Grande do Norte publicou um decreto nesta terça-feira (2) suspendendo a realização de festas ou eventos comemorativos de Pré-Carnaval e Carnaval em todo o Estado. Na mesma publicação, a gestão estadual revogou os incisos III, IV e V do Decreto n° 30.338, de 30 de dezembro de 2020, que estabelecem os pontos facultativos na Administração Pública Direta e Indireta nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

O decreto leva em consideração o aumento de casos de infecção e reinfecção pela Covid-19 no Brasil e no RN e a necessidade de manutenção e estabilização dos dados epidemiológicos no Estado, entre outros pontos.

“Ficam suspensas, em todo o Estado do Rio Grande do Norte, quaisquer festas ou eventos comemorativos de carnaval, incluindo prévias carnavalescas e similares, promovidos por entes públicos ou iniciativa privada”, diz a publicação do Diário Oficial do Estado (DOE).

Jornal Potiguar

Resultado da pré-seleção para o Fies será publicado nesta terça-feira

02/02/2021

O resultado da pré-seleção para as cerca de 93 mil bolsas oferecidas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 será publicado nesta terça-feira (2) pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos podem consultar o resultado no site do programa ou na instituição para a qual se inscreveu.

Segundo o MEC, serão disponibilizados R$ 500 milhões para as bolsas de financiamento estudantil. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar sua inscrição entre os dias 3 e 5 de fevereiro de 2021.

De acordo com o MEC, os candidatos não selecionados integrarão uma lista de espera, podendo ser convocados a qualquer momento, entre os dias 3 de fevereiro e 18 de março.

A seleção para o Fies é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na edição deste ano, pode participar quem fez o Enem entre 2010 e 2019, obteve média acima de 450 e não zerou a redação. As notas de 2020 não poderão ser utilizadas devido ao adiamento das provas, que foram aplicadas somente em janeiro de 2021. Outro pré-requisito é ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Por: Jornal Potiguar

Pai pede justiça por filha espancada pelo namorado de 22 anos em Caicó

02/02/2021

Violência contra a mulher é inaceitável, diz pai revoltado querendo justiça com espancamento da sua filha de 19 anos.

Uma jovem de 19 anos foi espancada pelo namorado no final do dia deste domingo, 31 de janeiro de 2021, no bairro Boa Passagem, zona norte de Caicó, deixando sua família revoltada e pedindo justiça para punir o responsável.

De acordo com informações da família da vítima e imagens que circulam livremente nas redes sociais, Luiz Fernando, de 22 anos, espancou a namorada a socos, deixando visíveis os hematomas no rosto (face) da jovem.

A família procurou a delegacia de Polícia Civil e denunciou o fato, e agora pede que justiça seja feita. “Ela mora com a mãe, e houve a desconfiança que isso poderia estar ocorrendo, como de fato, agora não tem como negar”.

Ainda de acordo com o pai da vítima, que não será aqui identificado, havia a desconfiança que isso estava acontecendo há mais tempo, contudo ela evitava o assunto por medo. “Ele diz não temer à polícia”, conclui o pai dela.

Por: Folha Regional 

Lira celebra vitória com aliados e desafetos de Bolsonaro.

02/02/2021

A festa da vitória do novo presidente da Câmara dos Deputados,Arthur Lira (PP-AL), reuniu em uma mansão do Lago Sul, em Brasília, aliados e críticos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na madrugada desta terça-feira (2).

O jantar teve a presença tanto de ministros, como Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Fábio Faria (Comunicações), que ajudaram o líder do centrão a garantir o êxito na Câmara, como de deputados federais como Joice Hasselmann (PSL-SP) e Julian Lemos (PSL-PB), desafetos de Bolsonaro.

O presidente da República chegou a avisar ao anfitrião que compareceria à comemoração, mas, ao final, faltou. Apesar da ausência, o nome de Bolsonaro foi o assunto principal nas rodas de autoridades presentes na festa.

A bolsa de apostas era de em quanto tempo Bolsonaro acabará enquadrado por Lira e terá de arrefecer a postura ideológica e entregar ao bloco do centrão cargos de primeiro escalão. As previsões variavam de seis meses a um ano.

Em outra roda, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, conjecturava a possibilidade de o presidente da República se filiar ao seu partido. Em conversa com deputados, relatada à Folha, ele avaliava que, caso Bolsonaro escolha outra sigla, seu candidato a vice-presidente poderá ser do PTB.

A festa foi promovida em um salão amplo e aberto, à beira do Lago Paranoá, e animada por uma banda de sertanejo e pagode.

O grupo tocou "É Tarde Demais", do grupo de pagode Raça Negra, e "Rita", do cantor de arrocha Tierry.

Aos convidados foram servidos vinhos e uísques. E, para o jantar, além de canapés, havia um buffet com opções de salada, massa e carne.

Na festa, quando não estavam comendo ou bebendo, muitos convidados usavam máscara com o símbolo da campanha.

Animado, Lira passou a madrugava recebendo cumprimentos e fazendo projeções sobre seu mandato. Ele explicou que pretende aprovar o Orçamento para este ano ainda neste mês e ressaltou que pedirá ao relator, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que apresente logo seu relatório da reforma tributária.

Chamado para discursar ao microfone, Lira saudou os partidos que compuseram o seu bloco e disse que fará uma Câmara dos Deputados para todos. Para a breve fala, foram convidadas todas as deputadas presentes, entre elas Joice.

A ex-candidata a prefeita de São Paulo foi chamada três vezes, mas preferiu acompanhar o discurso à distância. "Eu tenho princípios. Sou anti-Bolsonaro. Não dá", disse a um dos convidados que estava ao seu lado. Após o discurso, ela abraçou Lira.

Também do PSL, outro deputado federal que circulou com desenvoltura pelas rodas de convidados era Daniel Silveira (RJ). Ele ficou conhecido após quebrar uma placa em homenagem à ex-vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada a tiros em 2018.

Após o discurso de Lira, foi a vez de os deputados presentes transformarem a celebração em uma espécie de karaokê.

Acompanhado por Julian Lemos no baixo, o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), que é crítico da postura anti-China do governo federal, cantou sucessos como "Bijuteria", de Bruno e Marrone, e "Stand by Me", de Ben E. King.

Na sequência, Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, cantou "Malandragem", um sucesso na voz de Cássia Eller.

No ano passado, a ex-deputada federal chegou a ser presa sob suspeita de desvio de verba pública, mas foi solta na sequência e disse ter sido alvo de injustiça.

Na lista de presentes também estavam o secretário estadual de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy (PP), e o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE).

Os dois eram aliados do ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) durante a sua gestão.

Lira, que era candidato de Bolsonaro, derrotou no primeiro turno o nome apoiado por Maia, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP). Lira foi eleito com 302 votos. Baleia recebeu 145.

Ao ver Baldy e Monteiro na festa da vitória de Lira, um aliado do líder do centrão lembrou de um ditado popular: "Rei morto, rei posto".

Blog do JM

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes