RN registra a menor taxa de ocupação de leitos críticos na pandemia

01/10/2021

O Rio Grande do Norte registrou, nesta quarta-feira (29), a menor taxa de ocupação de leitos críticos desde o início da pandemia da Covid-19, resultado do conjunto de ações e medidas adotadas pelo Governo do Estado e Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e adesão da população à campanha estadual de vacinação. Segundo dados da plataforma Regula RN, a taxa de ocupação dos leitos críticos foi de 21,75% e a média móvel no estado marcou 24,41%, a menor média já registrada na série histórica.

A Região Metropolitana também registrou a menor taxa de ocupação dos leitos críticos da série histórica (24,13%). A Região Oeste marcou 18,51%, e a Região do Seridó registrou ocupação de 11,76%.
A maior taxa de ocupação de leitos críticos no RN aconteceu em 31 de maio deste ano, com 99,01%, aponta a série histórica da plataforma Regula. Na manhã desta quinta-feira (30), por volta das 10h, a taxa de ocupação no RN é de 22,7%; na Região Metropolitana 24,8%; Região Oeste 20,4% e Região Seridó 11,8%.
Atualmente, o RN dispõe de 387 leitos destinados aos pacientes acometidos pelo coronavírus, sendo 225 leitos críticos e 162 leitos clínicos. E nenhum paciente aguardava por leitos no estado, considerando a quantidade de leitos disponíveis. Ontem, 54,24% dos leitos críticos eram ocupados por pacientes idosos e 45,76% por pacientes não idosos.
De acordo com o último boletim epidemiológico emitido pela Sesap, o RN tem 368.500 casos confirmados do coronavírus; 176.172 suspeitos; 734.408 descartados; 259.490 descartados; e, 7.336 óbitos, sendo 01 (um) óbito confirmado nas últimas 24 horas.
A Sesap já iniciou o processo de reversão de leitos Covid em leitos de UTI geral. Até o momento, aproximadamente 100 leitos de UTI já foram revertidos para atendimentos de pacientes acometidos por diversas doenças.
Agora RN

​ Decreto estabelece obrigatoriedade da vacina em eventos no RN

01/10/2021

O Decreto Estadual Nº 30.940, de 30 de setembro de 2021, estabelece a obrigatoriedade do esquema vacinal de acordo com o calendário de imunização do Plano Nacional de Imunização. O objetivo é estimular a adesão da sociedade à imunização contra a Covid-19, e garantir um cenário epidemiológico favorável em todo o Rio Grande do Norte.

Estabelecimentos e serviços públicos ou privados destinados ao público em geral, sejam para eventos de massa, sociais, recreativos ou conferências, convenções, simpósios e afins, com participação de público superior a 300 pessoas, deverão controlar a entrada dos usuários exigindo o comprovante do esquema vacinal e um documento com foto. Além de seguir com todos os protocolos sanitários durante a realização dos eventos. A pena para o descumprimento do decreto é aplicação de multa e suspensão do estabelecimento ou do evento.

Para eventos em estádios, ginásios, eventos esportivos, cinemas, teatros, salas de concertos, museus, a obrigatoriedade da comprovação da vacina independe do número de pessoas.

O público pode comprovar a vacinação em dia através do Aplicativo RN Mais Vacina, do Conecta SUS, ou ainda, com a carteira de vacina emitida pelas secretarias de saúde dos estados e municípios, ou por institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais, sejam nacionais ou estrangeiras. Pessoas com devido atestado médico desautorizando o uso da vacina ou aquelas que ainda não entraram no Plano Nacional de Imunização estão isentas da comprovação.

Os municípios poderão ampliar essas exigências, no âmbito de suas competências. Permanece a necessidade dos eventos de massa com público superior a 600 pessoas apresentarem requerimento prévio à Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), devidamente instruído com o protocolo sanitário a ser adotado.

O decreto será publicado nesta sexta-feira (1º), e entra em vigor sete dias a contar da sua publicação, ou seja, dia 08 de outubro de 2021.

Braço direito de Ricardo Coutinho não segue ex-governador no PT

30/09/2021

Com a definição da nova composição do PSB paraibano, com saída do grupo do ex-governador Ricardo Coutinho da sigla para ingresso ao PT paraibano que deve ocorrer nesta quinta-feira (30), um personagem chama a atenção, não pelo fato de ter saído, mas justamente pelo contrário. Leia-se Fábio Mariz Maia Filho nomeado como primeiro-secretário do PSB paraibano.

Como todos sabem Fábio Maia era considerado o braço direito do ex-governador Ricardo Coutinho, tendo assumido diversas pastas no governo Coutinho e tendo inúmeros familiares parentes diretos em altos cargos na administração. Fábio inclusive tinha permanecido no governo João Azevêdo, por indicação de Ricardo até o rompimento de ambos.

Um fato que pode explicar tal permanência no PSB é que Fábio Maia é parente do atual deputado federal e presidente estadual do PSB, Gervásio Maia.

Novo comando do PSB/PB:

O comando do partido no estado seguirá sob a responsabilidade do deputado Gervásio Maia. O parlamentar vai dividir a função com o deputado Buba Germano, novo secretário de finanças, e Gilma Germano, a nova vice-presidente.

Os prefeitos de Mataraca, Egberto Coutinho (secretário especial), e de Congo, Romualdo (secretário especial). também vão integrar a direção. Ainda fazem parte da composição: Maria Luciene de Oliveira (secretária-geral), Humberto dos Santos (secretário especial) e Fábio Mariz Maia Filho como primeiro-secretário.

por Bruno Lira

Prefeitura de Pau dos Ferros intensifica vacinação aos Idosos.

30/09/2021

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público comunicar que a aplicação das doses de reforço da covid-19, nas pessoas idosas, está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde, de acordo com a disponibilidade das doses, assim como, seguindo as orientações das notas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

Informamos, ainda, que a medida que recebermos as doses de reforço para esse público, realizaremos a distribuição dessas doses para as unidades de saúde do nosso município, e a equipe de cada unidade se responsabilizará pelo contato com a pessoa idosa que será vacinada, obedecendo de forma decrescente o quesito idade, para uma melhor organização desta etapa da campanha de vacinação.

Ademais, esclarecemos que as doses recebidas estão sendo direcionadas para o público de 90 anos ou mais; e com a disponibilidade de doses, estaremos avançando gradativamente na faixa etária de 89 a 85 anos, ou seja, o avanço será de forma decrescente (da idade maior, para menor). Salienta-se que a aplicação da dose de reforço, só poderá ser realizada após 6 meses da segunda dose.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros, agradece o empenho de todos os envolvidos, e logo mais estará dando continuidade a vacinação, como também, os informes necessários.

Cerveja ficará mais cara a partir de sexta-feira (01).

30/09/2021

A cerveja ficará mais cara. A Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois, aumentou o preço de seus produtos e já repassou o reajuste a logistas e distribuidores. Para O Globo, a cervejaria confirmou que os ajustes vão variar “de acordo com as regiões, marca, canal de venda e embalagem”.

Via assessoria de imprensa, a empresa afirmou que os novos valores serão praticados já em outubro, a partir de sexta-feira, e que faz, periodicamente, ajustes nos preços de seus produtos. Não deu, no entanto, nenhum outro detalhe.

— Há uma pressão muito grande dos custos, tanto para a Ambev, neste caso específico, quanto para os bares e restaurantes. O combustível, a energia, os insumos, entre outros, estão mais caros. Por isso, acredito que este reajuste chegará ao consumidor final imediatamente — disse Paulo Solmucci, presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que cita dado de São Paulo sobre o mercado: — Cerca de 37% dos bares e restaurantes do país estão tendo prejuízo. Em São Paulo, essa porcentagem é de 50%. Por isso, acredito que o aumento da cerveja em São Paulo será de até 10%. No Rio, acredito que esse reajuste será menor, em torno de 7%.

Via nota, a associação comentou que “todo aumento de custo dificulta ainda mais a vida do setor, sobretudo em um momento em que se está pressionado por aumento no custo de alimentos, luz, aluguel e, inclusive, o combustível, que afeta diretamente o delivery”

Assim, “é mais um custo que vai pesar para o setor, o que certamente não é positivo, e que é muito difícil não repassar custos”.

Vendas devem crescer

Donos de bares e restaurantes receberam comunicado da Ambev sobre o reajuste nos últimos dias. E o texto, distrubuído nacionalmente, diz que o reajuste vai seguir, “em linhas gerais, a variação da inflação, variação de custos, câmbio e carga tributária”.

O comunicado é encerrado com “reforçamos o nosso compromisso com a competitividade das nossas marcas no mercado, visando sempre a boa performance do volume de vendas da indústria”.

Segundo a Abrasel, o aumento da cerveja em âmbito nacional, que deve vir alinhado com a inflação acumulada nos últimos 12 meses, deve girar em torno de 10%.

— Com a retomada da economia, a volta dos eventos e a proximidade do verão, as vendas de cerveja aumentarão. Já estão indo muito bem, cerca de 3% a mais do que o segundo semestre de 2019 — comentou Paulo.

Endividamento

O reajuste do preço da cerveja ocorre em momento ainda crítico para o setor. Segundo pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com a consultoria Galunion, especializada no mercado food service, e com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), o nível de endividamento das empresas do setor segue alto no País: 55% dos bares, restaurantes, cafés e lanchonetes se declaram endividados.

Desse total, 78% devem para bancos, 57% estão com impostos em atraso, 24% têm dívidas com fornecedores e 14% afirmam ter pendências trabalhistas.

A pesquisa mostra ainda que 62% das empresas entre restaurantes, bares, cafés e lanchonetes ainda não recuperaram as vendas em relação à pré-pandemia, na comparação de julho de 2021 com julho de 2019.

Blog do João Marcolino

​Carlos Bolsonaro mantém três assessores investigados por 'rachadinha'

30/09/2021

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, mantém em seu gabinete na Câmara três assessores investigados pelo Ministério Público do Rio no caso das "rachadinhas" - crime de peculato por desvio de salários. Os três tiveram sigilos bancário e fiscal quebrados pela Justiça em maio e recebem salários acima de R$ 10 mil. O MP do Rio suspeita que eles participem de esquema de funcionários "fantasmas", nomeados apenas para repassar os vencimentos a Carlos, sem dar expediente.
Um dos investigados é Jorge Luiz Fernandes, chefe de gabinete do parlamentar. O Ministério Público apura se a mulher de Fernandes, Regina Célia Sobral, foi nomeada apenas para fazer parte do suposto esquema. Ela teve remuneração líquida de R$ 13,3 mil no último mês. O marido recebeu R$ 23,4 mil. Segundo o MP, há indícios de que Regina nunca tenha trabalhado de fato para o mandato. Fernandes é uma das quatro pessoas destacadas como peças-chave das apurações, ao lado de Guilherme Henrique de Siqueira Hudson, da segunda ex-mulher de Bolsonaro, Ana Cristina Valle, e do próprio Carlos. O casal Fernandes e Regina Célia entrou na lista de assessores do vereador no início de 2001 - ele as.
Uol.com.br

​Delegado Inácio Rodrigues volta a comandar a Polícia Civil de PDF

30/09/2021

Por mais de 14 anos à frente da Delegacia Regional de Polícia Civil de Pau dos Ferros, o delegado Inácio Rodrigues realizou um trabalho eficiente de combate ao crime organizado na região. Em conjunto com as forças de segurança coirmãs da Polícia Civil, o delegado coordenou operações policiais e a elucidação de crimes complexos que colocaram Pau dos Ferros e a região no mapa das cidades mais seguras do RN.

Em 2019 Inácio Rodrigues saiu do Alto Oeste Potiguar para comandar durante dois anos e meio a Diretoria de Polícia Civil do Interior; cargo administrativo em Natal.

De volta à Pau dos Ferros, o delegado entra na linha de frente da atividade policial, com o desafio de retomar as grandes operações investigativas de combate ao tráfico de drogas e crimes correlatos, em conjunto com as forças de segurança local.

Inácio Rodrigues tem como marca a capacidade de identificar e tirar de circulação grupos criminosos que fomentam a criminalidade através do tráfico de drogas.

Inicialmente, Inácio Rodrigues e sua equipe deve estudar as manchas criminais de Pau dos Ferros e região para localizar os criminosos que hoje muitos são de Natal e Mossoró, mas buscaram a região como refúgio para empreender suas ações delituosas.

A sociedade tem um papel fundamental na segurança pública e terá oportunidade de ajudar, através de canal específico, com denúncias que possam direcionar o trabalho investigativo das forças de segurança.

Desejamos boa sorte ao delegado e a todos os policiais que se doam ao combate a criminalidade no Alto Oeste Potiguar.

Grupo Cidadão

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes