Empresas de transporte fazem balanço do funcionamento do sistema no RN
Empresas de transporte do Rio Grande do Norte entregaram passagens gratuitas no estado para os eleitores votarem neste segundo turno das eleições 2022. A entrega dos bilhetes gratuitos atende a uma determinação do Governo do Estado, por meio do decreto n° 32.109, e é um benefício para todos os eleitores, reforçando o direito à cidadania e contribuindo para que toda a população possa votar. As passagens gratuitas foram marcadas entre o sábado e a segunda-feira (29 e 31 de outubro).
O presidente Presidente da Federação das empresas de transporte de passageiros do Nordeste (FETRONOR), Eldo Laranjeiras, fez um balanço geral de como ficou o funcionamento do transporte durante a realização do segundo turno das eleições.
“Fizemos um aumento substancial de frotas em torno de 70% e tivemos mais que o dobro de passageiros, 220%, em relação ao primeiro turno e 275% em relação a um dia normal, um domingo normal. Então houve uma adesão da população aproveitou esse momento não só para ir votar mas se divertir e transcorreu tudo muito bem na área metropolitana.”, disse.
Em relação a operações da Polícia Rodoviária Federal no dia 30 o presidente da FETRONOR afirmou que “A PRF atuou de forma normal, se teve algum veículo que teve alguma vistoria não é do nosso conhecimento, o que nós dissemos foi que a PRF não interferiu na operação, nenhum veículo voltou, não houve nenhum atraso substancial em que prejudicasse o eleitor.”
O diretor de comunicação da transpasse da Associação das Empresas de Transporte Intermunicipais de Passageiros do RN (Transpasse), Wellington Oliveira, também explicou que de acordo com a demanda prevista “tudo transcorreu dentro da normalidade”.
“Estimávamos cerca de 30 mil eleitores sendo contemplados com o benefício da gratuidade, porém ficou dentro do esperado entre 15, 20 a 30 mil nada fugia da normalidade, colocamos 100% dos nossos horários com frota suplementar que atendeu de imediato ao supracitado de eleitores a demanda e transcorreu tudo dentro da normalidade.”, afirmou o diretor.