Manchas escuras aparecem em praias da Grande Natal

27/10/2022

Fenômeno colocou banhistas, surfistas e pescadores em alerta em diferentes praias potiguares desde o último domingo (23).

Uma coloração mais escura na cor do mar deixou em alerta banhistas, surfistas e pescadores da região metropolitana de Natal desde o último domingo (23).

Muitas pessoas acharam que as praias do Litoral Leste poderiam estar contaminadas com óleo, mas o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Estado (Idema) explica é que as manchas são reflexo da proliferação de microalgas.

Em Natal, um dos trechos com a água mais escura fica na Via Costeira. Mesmo do calçadão, é possível perceber a coloração diferente na água.

Segundo o biólogo do Idema Tiego Costa, que é gestor da área de proteção ambiental de Genipabu, o fenômeno foi causado pela proliferação de microalgas que, quando se acumulam na beira da praia, morrem, ficam esverdeadas e com mau cheiro.

Ainda de acordo com o especialista, essa proliferação é natural e depende de vários fatores ambientais e atmosféricos, como correntes marítimas e ventos.

Embora ele considere que o fenômeno não seja perigoso como um derramamento de óleo, as pessoas devem evitar tomar banho nos trechos mais afetados, porque podem ter irritação na pele.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programação

Obelisco 90 FM

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes